quinta-feira, 21 de julho de 2011

Passeei pela Praça de Londres

Acabei de ler o livro que a Constança seleccionou para todos nós: 'Praça de Londres', Lídia Jorge.

O trabalho que a Constança teve em aprofundar os contos individualmente (ainda falta apresentar os dois últimos) é excelente, porque senti precisamente o que ela escreveu. Além disso, acho que temos presente um membro com imensas capacidades para analisar livros - uma óptima escritora anda aí em ebulição...

Não quero, portanto, referir-me ao livro nos seus contos individuais. Falarei sobre o estilo de escrita de Lídia Jorge.


Há uns dias, em Lisboa, comentava com a Raquel Serejo Martins (aqui do blogue) e com Ana Almeida (uma grande amiga), que tenho algum receio em ler autoras portuguesas. Lídia Jorge não é (ou foi) excepção. Acho que este preconceito está intimamente ligado ao facto de abundarem más escritoras na nossa língua. Não tem a ver com qualquer tipo de sexismo, apenas considero que lhes é dada maior visibilidade nas livrarias e nos meios de comunicação em geral. A escrita 'light', corriqueira e dirigida às massas, confesso, mata muita da minha vontade de ler autoras.

Apesar de saber que Lídia Jorge era de outra estirpe (até porque ganhou uma série de prémios no nosso mundo literário), naturalmente não a colocava na lista de principais livros a comprar e a ler. E, portanto, estou muito contente por ela ter chegado ao blogue pelas mãos da Constança. O preconceito está claramente enterrado.

Lídia Jorge tem uma escrita inteligente. Alguns apontamentos de humor requintado; não propriamente aquele que nos leva ao chão, mas aquele que nos prega um sorriso na boca. Um sorriso com alguma malícia e perversidade. Talvez porque nestes contos parece existir um fio condutor: uma tentação, um pecado. A sua escrita conquistou-me. Neste livro contam-se histórias simples, pautadas por uma sensação de procurar (ou definir) um certo moralismo (sem, com isso, levantar muitas ondas).

Espero ver a análise dos últimos contos em breve. Fico curioso pelo que a Constança vai escrever.

Até para o ano Constança! As tuas escolhas conquistam-me sempre!

1 comentário:

  1. e que bom que é encontrar um espaço com tantas sugestões de leitura:)
    muitos parabéns pelo blog

    ResponderEliminar