domingo, 3 de julho de 2011

40 anos depois e continua tão real

Há 40 anos, morria em Paris o lendário vocalista dos The Doors. Quatro décadas depois da sua morte, Jim Morrison continua a mobilizar multidões e o cemitério parisiense do Père-Lachaise. O artista é ainda hoje considerado como um dos mais carismáticos vocalistas de todos os tempos e consta no número 47 da lista dos 100 Melhores Cantores de Sempre elaborada pela revista “Rolling Stone”.


"Contigo torno-me real" foi editado em Portugal em 2003 pela editora Afrontamento como uma obra sobre o culto a Jim Morrison, vocalista do grupo norte-americano Doors, falecido em 1971 aos 27 anos.
Em Março de 2008, Rui Pedro Silva reeditou uma segunda versão desta obra, contando não só a história de Jim Morrison, mas também dos Doors, enriquecendo-a com mais testemunhos e documentos inéditos, ultrapassando agora as 500 páginas.
"Contigo torno-me real" (tradução adaptada do tema "You make me real" do álbum "Morrison Hotel") conta ainda com testemunhos inéditos dos membros fundadores dos Doors, assim como depoimentos de figuras como Michelle Campbell, fotógrafa oficial dos Doors em Paris, e dos dois biógrafos da banda, Jerry Hopkins e Danny Sugerman.
Há ainda participações de músicos portugueses, que falam da importância dos Doors na sua formação musical, como Zé Pedro, Pedro Abrunhosa, Jorge Palma, Rui Reininho, Tiago Bettencourt e a fadista Mariza.

Esta versão alargada de "Contigo torno-me real" é que foi distinguida pelo Festival do Livro de Londres.

O autor, com formação em jornalismo e eleito em 2003 o maior fã português dos Doors, dedicou seis anos de trabalho ao grupo norte-americano, focando as diferentes facetas da banda e reunindo vários testemunhos.

2 comentários: