sexta-feira, 10 de junho de 2011

O que pensam dos músicos / escritores?

Ainda há pouco mais de uma semana, Leornard Cohen ganhou o Prémio Príncipe das Astúrias 2011 pelo conjunto da sua obra literária. Só um leitor mais distraído podia não saber que está publicado em Portugal.

Então e Nick Cave? Alguém leu? Diz quem experimentou que é um pouco negro... Por cá, dois títulos - 'A Morte de Bunny Munro' / 'E o Burro Viu um Anjo'.



Ler Sérgio Godinho? Poeta e músico. Escritor de livros para os mais pequenos. Procurem, por exemplo, no catálogo da Assírio & Alvim! E que dizer dos poemas de Amália Rodrigues publicados pela Cotovia?

O inverso também existe: escritores que viram vedetas de palco. Em português, valter hugo mae com 'Mão Morta': 'Governo'.

Mas também há escritores que foram convidados a participar em projectos musicais (escrevendo ou produzindo). José Luís Peixoto ajudou os Moonspell, com o seu álbum 'Antídoto'.


País exportador deste modelo (músico / escritor) é o Brasil. Dois nomes saltam logo à vista: Vinícius de Moraes e Chico Buarque. Já li ambos e aconselho vivamente. Claros exemplos de como se pode ser bom nos dois lados.

Então o que pensam destes dois mundos? Na minha opinião, creio que são bem-vindos e conciliáveis. Mas gostava de saber se alguém já passou por uma experiência menos agradável...

Sem comentários:

Enviar um comentário