sexta-feira, 3 de junho de 2011

Lídia Jorge - escolha para Junho!



Caros e fieis acompanhantes da escrita: a Constança regressa à escolha de mais um livro de leitura conjunta. Avançamos ao encontro do seu desejo: ler Lídia Jorge, na sua obra 'A praça de Londres' - cinco contos reunidos num livro publicado em 2008 pela Dom Quixote.

A sinopse diz:
'Cinco narrativas que oscilam entre o intimista e o irónico.
Em Praça de Londres, reúnem-se 5 contos de Lídia Jorge.
Além do conto que dá o título à recolha, dela ainda fazem parte Rue du Rhône, Branca de Neve e Viagem para Dois, narrativas já antes publicadas.

O último conto, Perfume, é um inédito que a autora dedica ao realizador turco Yilmaz Güney, autor do filme Yol. Trata-se de uma espécie de réplica à história de amor que esse filme narra, transplantada para uma outra geografia humana.

Praça de Londres tem como subtítulo Cinco Contos Situados, por se tratar de narrativas inscritas em espaços urbanos reconhecíveis e por invocar instantes de vida marcantes, colhidos do quotidiano normal.

De um modo geral, o tom destas cinco narrativas oscila entre o intimista e o irónico. A questão da inocência e da perda é um dos temas que lhes dá unidade.'

A escritora Algarvia - uma das mulheres mais apreciadas no panorama da escrita em Portugal - conta já com um conjunto de obra assinalável. Desde a publicação do seu primeiro romance em 1980 - 'O Dia dos Prodígios' - tem tido bastante destaque entre a crítica, tendo ganho, inclusive, alguns prémios.

Constança Barras Romana e Lídia Jorge: juntas para vos apresentar o livro do mês de Junho. Mal posso esperar para começar...

Sem comentários:

Enviar um comentário