quinta-feira, 9 de junho de 2011

Kafka um livro sempre aberto, conhecer mais das entranhas do autor e da obra


A leitura de Kafka implica sempre um processo pessoal de entendimento com a obra e com o autor. Amado e detestado, incompreendido na maior dos casos, mal analisado ou mesmo super referenciado a partir de expressões de adjectivação como X ou Y é kafkiano. Não se referindo directamente a nada da sua obra como "O Processo" ou "A Metamorfose". Ainda relativamente pouco conhecido em Portugal falta traduzir muita da sua obra.

Na apresentação do livro "Kafka um livro sempre aberto", esta quarta-feira na Feira do Livro do Porto, foi por aí que passaram as intervenções de Pedro Eiras e Gonçalo Vilas-Boas, um dos co-autores do livro. Para além dos textos da também autora Teresa Martins de Oliveira este livro conta ainda com ilustrações referentes a Kafka da ilustradora Manuela Bacelar e uma entrevista à mesma em que ela fala da sua relação com a obra e com o autor.
Publicado pela Deriva em parceria com o Instituto de Literatura Comparada da Faculdade de Letras da U.P. integra-se na colecção Cassiopeia que já antes tinha publicado "Tentações" um estudo comparista da autoria de Pedro Eiras onde se confronta "Húmus", de Raúl Brandão e "Justine", de Sade.

Existe também uma outra colecção resultante desta parceria, explicada assim pela prórpia editora:
"A Deriva e o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto iniciaram uma parceria que se consubstanciará na criação de duas colecções: a PULSAR, de livros de pequeno formato, de baixo custo e virada sobretudo para um público maioritariamente estudantil, onde serão publicados autores consagrados do teatro, da poesia e da literatura em geral.Igualmente no âmbito desta parceria inaugurar-se-á a colecção CASSIOPEIA que editará preferencialmente estudos literários."

Fica também o booktrailer da editora para estas colecções:


Vale a pena conhecer estes livros pela singularidade dos textos publicados, normalmente tidos como de dificil publicação, pela especificidade ou pela falta de público e que positivamente se tem demonstrado uma surpresa estando dois dos primeiros títulos prestes a esgotar ou já mesmo esgotados.

3 comentários:

  1. Excelentes noticias, mesmo! Especialmente a PULSAR pois a dificuldade maior de quem quer fazer "boas leituras" reside cada vez mais no preço a que os livros mais interessantes, são comercializados. Ainda se assiste um pouco a uma corrente editorial que pensa que a "boa cultura não é para o povo". Como se facilitar o acesso da boa literatura às massas fosse diminuir a sua qualidade!

    ResponderEliminar
  2. Adorei! Tenho que arranjar esses livrinhos todos!
    Quanta culpa tens na edição dos livros Pedrinho?

    bjoca

    ResponderEliminar