quinta-feira, 9 de junho de 2011

Contos dos Subúrbios, Shaun Tan

A magia destes contos não reside apenas nos textos que Shaun Tan escreve, mas também no que ilustra. Os pormenores são muito bons, convidando os nossos olhos a acompanhar com atenção o que está à sua frente.

Viajamos a mundos muito particulares, onde existe um búfalo que dá direcções a quem passa, uma bola de papel que vai crescendo pela cidade e num dia de chuva espalha palavras por todo o lado, uma espécie de baleia que aparece num quintal ou a viagem de dois irmãos em busca do fim do mundo (ou será daquele mapa?)...

Este é um livro carregado de fantasia e simbolismo. O grande segredo parece residir nas curtas mensagens que Shaun Tan passa ao leitor através da escrita e da imagem - sempre de uma forma bastante poderosa e encantadora.


Diria que é intimista, porque cria uma relação muito particular e própria connosco. É, sem dúvida, um conjunto de contos que desperta emoções. Por vezes de alegria, por vezes de melancolia. Ligados por um espanto e curiosidade fora do comum. Na verdade, mal se começa é impossível descolar os olhos desta obra.

'Contos dos Subúrbios' entra directamente para as minhas preferências no género do imaginário / fantasia. Apesar de achar que as crianças podem ler este livro, acho bem mais próprio para um adulto. Repetindo a expressão que apanhei de algum lado: são contos de criança para adultos!

Sem comentários:

Enviar um comentário