sexta-feira, 6 de maio de 2011

Uma aposta, um autor, uma editora... valter hugo mãe na Feira do Livro

Foto: Pedro Ferreira

Em 2010 a Editora Objectiva usou, pela primeira vez na história da Feira do Livro de Lisboa, um pavilhão inteiramente dedicado a apenas um livro. Aconteceu com «a máquina de fazer espanhóis» de valter hugo mãe. No certame de 2011, a Objectiva dedica um pavilhão exclusivamente à obra de valter hugo mãe durante os primeiros quatro dias.
Este é o pavilhão de 2011, gravado no dia de abertura, 28 de Abril, pela própria editora que tem disponibilizado vários vídeos das suas acções através das redes sociais. A anfitriã que nos recebe é a Mafalda. Assinala a reedição de toda a obra do autor por esta chancela.



Isto é o que a Objetiva escreve sobre a sua aposta neste autor, realmente é uma aposta ousada e inédita. O valter merece esta atenção e o panorama editorial português deve deitar olhos a este tipo de iniciativas. Já é tempo de os nossos grandes autores merecem a devida atenção e que as nossas presenças nas feiras internacionais sejam mais do que um picar de ponto entre canapés e compra e venda de direitos. Portugal tem talento e não é com pessoas que empilham rolhas ou fazem números de magia...

Do valter hugo mãe destaco o livro "o apocalipse dos trabalhadores" entre tantos e tão bons. Toda a sua obra nas mais diferentes áreas de actuação, sim porque não é só um escritor que vive em valter hugo mãe, pode ser visitado na sua página oficial.

A história de maria da graça e de quitéria, duas mulheres-a-dias e carpideiras profissionais que, a braços com desilusões e desconfianças várias acerca dos homens, acabam por cair de amores e, com isso, mudar radicalmente o que pensam e esperam da vida. Um romance sobre a força do amor e como ela se impõe como uma espécie de inteligência para salvar as personagens das suas condições de desfavor social e laboral.
Passado na recôndita Bragança, este livro é um elogio à força dos que sobrevivem, dos que trabalham no limiar da dignidade e, ainda assim, descobrem caminhos menos óbvios para a felicidade.

4 comentários:

  1. mini alterações ao post que já respondem às tuas perguntas e em que podiam surgir dúvidas ;)

    ResponderEliminar
  2. Do Valter Hugo Mãe apenas li dois livros infantis (sugestão de um outro blogue) que adorei."As coisas mais belas do mundo" que é muito bonito e "Rostos", também muito bonito, principalmente pela apresentação.
    Tenho que tentar ler qualquer coisa dele para gente grande.Mas não vai ser para já.

    Bom fim de semana
    Isabel

    ResponderEliminar