segunda-feira, 2 de maio de 2011

Um ano, 12 livros depois...

Maio de 2010. Começou o blogue e com ele o primeiro livro de leitura conjunta. Na altura elegi Dino Buzzati com 'O grande retrato'.


Em Junho fiz o primeiro convite. Sem saber ainda muito bem para onde é que este blogue caminhava. Mas apostando numa amiga dos tempos da faculdade que, entretanto, descobri nas redes sociais. A Constança (CBR) escolheu o belíssimo livro de Gao Xingjian, 'Uma cana de Pesca para o meu Avô'.


Depois seguiu-se o Fábio Ventura com 'A mecânica do coração' de Mathias Malzieu. O Fábio é o elemento que procurava para trazer discussão ao blogue, porque é um escritor num estilo que domino mal: o fantástico.


Agosto chegou com um título da época: 'O Verão selvagem dos teus olhos' de Ana Teresa Pereira. Foi a Raquel Serejo Martins que escolheu. Também ela escritora de um livro que fez parte das minhas leituras.


A Elsa (EME) juntou-se em Setembro. Na altura reparei que era uma presença habitual no blogue e no grupo que o acompanha, no facebook. Trouxe um policial enigmático que envolve o filósofo Kant como personagem: 'Crítica da Razão Criminosa', Michael Gregorio.


O mês seguinte foi do Diogo Martins: o mais novo do grupo! É curioso, porque 'resultou' de uma conversa com o Fábio Ventura. 'Marina' de Carlos Ruiz Zafón tinha acabado de ser lançado. E foi devorado numa leitura conjunta.


Em Novembro fui buscar um dos meus maiores amigos. Ainda por cima, grande especialista em livros. Um caso peculiar, entregue ao anonimato. Assina com o nome de uma personagem de Philip K. Dick - Ubik. Deu-me a conhecer Halldór Laxness, uma das leituras que mais gostei no ano passado. 'Os peixes também sabem cantar' foi o título escolhido.


Dezembro gelou-nos com uma história chegada do holocausto. Carla Valério, colega de curso em Coimbra, lê bastantes livros. E trouxe 'Se isto é um Homem' de Primo Levi.


Janeiro abriu este ano. E de que maneira! Pedro Ferreira seleccionou uma história para amantes de livros. 'Bibliotecas Cheias de Fantasmas' de Jacques Bonnet. Diverti-me imenso...


Novo mês, a mesma temática: um livro que fala sobre o amor por outros livros. A Cris Correia conquistou-nos com 'A casa de Papel' de Carlos María Domínguez.


A Cris arrastou quase involuntariamente a Luma Garbin. Foram colegas de profissão numa livraria em Lisboa. E Março foi o mês de Gonçalo M. Tavares com 'Uma Viagem à Índia'.


Por fim - e ainda por concluir - está 'Orlando - uma biografia' de Virginia Woolf. A Catarina Príncipe escolheu-o para o mês de Abril.


Foi um ano em revista. Cheio de grandes livros e bons momentos passados. Agora é tempo desta equipa voltar a escolher - no mês que lhe calhou - novo título para juntar a esta colecção.

Mal posso esperar pelas surpresas que nos esperam...

Sem comentários:

Enviar um comentário