sábado, 28 de maio de 2011

Regresso à Feira (e não é um post sobre a campanha eleitoral!)

Pois é, por motivos técnicos de avaria da minha máquina pessoal, estive arredado da vida laboral e social durante uns tempos. Recuperado, estou de regresso, de volta à Feira, aos livros e às leituras, aos leitores... A partir de hoje na Feira do Livro do Porto que já abriu na passada 5ª feira. A partir de hoje Livreiros na Avenida num frente-a-frente, literal com o Rodrigo Ferrão. Procurem-nos!

Sobre os livros e esta Feira ainda pouco a dizer já que só ontem é que dei uma passadela pelo espaço. Parece-me sinceramente mais pequena e mais apertada e acaba por ser um pouco vergonhoso o desinvestimento de algumas editoras em relação ao que é a segunda cidade mais importante do país. Numa altura em que se fala de crise como quem chuta pedras, em que se fala de potenciar investimento, procurar novas soluções e tudo mais. A diferença entre o investimento feito em Lisboa e no Porto, onde os stands têm até uma renda mais barata, é um sinal geral do abandono a que o norte do país está atirado. Faz-se quase por favor e para calar os tipos... sendo que houve mesmo ameaça de não se fazer a Feira no Porto este ano!
Mais uma vez e parecendo repetitivo nas coisas que se dizem, estes modelos de Feira têm mesmo que ser seriamente repensados, ou daqui a uns anos arriscamos uma Feira do Livro do Porto com meia dúzia de editoras a trazerem os restos da Feira de Lisboa.

A APEL precisa de sangue fresco e muita vontade de mudar que de certeza não vai passar pelas pessoas da actual direcção. É preciso agarrar os novos livreiros e editores e leva-los para os centros da decisão, Já!

1 comentário: