terça-feira, 3 de maio de 2011

Outra terra no mesmo lugar

Viajar é sempre uma aventura fantástica seja entre livros ou com livros, há oportunidades que nunca se devem perder. Conhecer outros mundos e outras culturas pode por vezes ser feito a partir do sofá ou do banco de jardim. É a partir do conceito de viagem e da excelente literatura de viagem que já existia e alguma que está a ser feita nos dias de hoje que a editora Tinta da China lança no mercado uma colecção de literatura de viagem, coordenada pelo Carlos Vaz-Marques e com um grafismo de excepção. Muito bem pensados e muito bem escolhidos são peças de colecção, livros que apetece ter para além da leitura. Na imagem a repetente Alexandra Lucas Coelho que nos tem agraciado com tantos e bons textos de uma literatura de viagem reinventada. A partir do seu trabalho jornalístico a ALC (como também costuma assinar) leva-nos para as viagens do para além do núcleo da noticia. O que está para além da guerra, os quotidianos que não se alteram, o sabor das cerejas e os cheiros das flores, primeiro no Médio Oriente e agora no México... são livros que nos deixam a ansiar pelo próximo.

No site da editora podemos encontrar ainda outros títulos como "O Japão é um lugar estranho", "Morte na Pérsia" ou entre muitos mais "A Viagem dos Inocentes", de Mark Twain.


É claro que viajar também implica ir para outros lugares e como tal quando o fazemos para além da companhia de um livro que é já por si um bom companheiro, nada melhor que um amigo que conhece bem os locais para onde vamos. A Lonely Planet é reconhecida e premiada como uma das melhores editoras de guias de viagem. Sob o lema "Great travels on low budget" nasceu um gigante que começou de uma aventura de duas pessoas que gostavam de viajar. Recheados de informação para todos os gostos, entre a viagem de mochila e os comodismos de uma viagem mais calma, esta editora tem uma oferta muito alargada. Nos últimos anos aumentou essa oferta criando guias para responder aos mais diversos tipos de público e necessidades de quem viaja. Actualizados com regularidade basta folhear alguns para percebermos que quem os escreve efectivamente visita os locais. Para além de guias produzem excelentes manuais para escrita e fotografia de viagem, livros com literatura de viagem dos seus autores, álbuns fotográficos e de destacar o guia para o voluntariado mundial.

Vá para onde for, leve um amigo - leve um livro!

Sem comentários:

Enviar um comentário