domingo, 22 de maio de 2011

Manias de leitor...

Quais são as vossas manias?

Tenho algumas. Não muito esquisitas, espero.

Por princípio compro livros em promoção. Por isso, as feiras são muito perigosas! Evito cair na asneira de comprar à tonelada, porque já trouxe alguns livros que já tinha. Isso só prova uma coisa: não tenho a biblioteca arrumada! Já aconteceu comprar o mesmo livro, mas em publicações diferentes. Ou mesmo o mesmo livro em inglês e em português.

Outro problema é fazer colecções de livros de bolso. Bons livros, na maioria dos casos. Mas, por vezes, acabo por trazer títulos que me desiludem. Ou, numa outra óptica, começo uma colecção antiga e depois falta um dos números. Grande sofrimento!

Livros assinados pelo autor! Quando vou a apresentações ou grandes encontros de Literatura, acabo por trazer mais do que esperava. Ter um exemplar assinado é um tesouro. Se for a 1.ª edição, ainda melhor!

Os meus livros têm uma marca pessoal - assino e ponho o ano em que os adquiri. Não penso na óptica de um dia os vender. Eles são um investimento emocional. E estão prontos a ser riscados, páginas dobradas... à disposição de fazer o que bem me apetecer com eles!

Marcadores de livros. Não colecciono. Mas tenho uns 15 para o que der e vier. Há quem faça colecção, existem mesmo alguns fanáticos! Admito que deve ser um bom passatempo...

Dobro as páginas que têm frases que interessam. Nunca se sabe se vale a pena partilhá-las. E servir de base aos textos que aqui escrevo...

Obrigatório e sempre à mão é um caderno pequeno de páginas em branco. Escrever é uma extensão normal de um bom amante de livros...


Estas são as minhas manias de leitor. Estou curioso por saber mais algumas!

(chuto a bola para esse lado)

4 comentários:

  1. As minhas manias...várias...colecciono e faço marcadores de livros - por isso é demasiado perigoso ter revistas próximas de mim pq se uma foto ou uma frase me chama a atenção é certo e sabido que vai acabar num marcador de livros! Sou bibliofila compulsiva relativamente a alguns autores e livros ou seja ando sempre à cata de edições novas das mmas obras (exemplo: Luuanda de Luandino Vieira e Charneca em flor de Florbela Espanca. Faço anualmente uma Antologia de Poesia,vício que vem acontecendo desde há 45 anos: comecei por fazê-la em cadernos diários de desenho para poder ilustrar os poemas dos outros ou fazer colagens recortadas de revistas e jornais - tenho uma relação compulsiva com a tesoura - hoje em dia já compro livros em branco para o poder fazer. Hoje a minha biblioteca está voltada para África e para temas de economia e literatura. Também para artes manuais que desenvolvo. Leio vários livros "together" (leia-se "ao mm tempo" ou seja sou incapaz de ler um livro até ao fim e depois começar outro, vício que me veio da faculdade e da necessidade/obrigatoriedade de ler/estudar vários temas em simultãneo). Tenho listas intermináveis de livros para comprar...algumas inscritas em papelinhos que guardo comigo, outras em pequenos blocos ordenadas por temas...precisaria de duas ou três vidas para os adquirir/ler a todos...Mesmo qdo ficar cega aprenderei braille pq os livros(materiais ou virtuais) são os meus únicos objectos de culto.

    ResponderEliminar
  2. A mania de fazer listas e de ler os livros segundo a ordem da lista... a mania de não cumprir essa mesma lista... a mania de apontar todos os livros que li (e depois perder o apontamento)... a mania de ir a uma biblioteca ver que livros têm de autores que gosto... a mania de assinalar os poemas que gosto no índice... tantas manias

    ResponderEliminar
  3. As minhas manias são várias, vou tentar explica-las todas.

    Até há bem pouco tempo, as minhas estantes estavam arrumadas por ordem de leitura. Actualmente estão arrumadas por autor, alfabeticamente.

    Os excertos que escolho para colocar nas opiniões que escrevo no Na Companhia dos Livros são marcados com uma tira post-it amarela.

    Regra geral, só leio um livro de cada vez, por muito chato, maçador ou obscuro que o mesmo seja. A única excepção é quando estou a ler um e-book no PC e tenho que fazer viagens constantes de transportes públicos.

    Acompanhar-me sempre de um livro nos transportes públicos é outra mania. E ir a ouvir música para não me distrair com as conversas dos outros passageiros também é mania.

    Quando termino um livro, atribuo-lhe um código onde constam as iniciais do autor, número de livros lidos desse mesmo autor, mês e ano em que terminei a leitura. Esse código consta depois de um ficheiro excel de todos os livros que já li, onde constam outras informações como se está emprestado ou não, etc.

    Sempre que vou a uma livraria, a primeira secção que visito é a da poesia. Apesar de ser uma nulidade a interpreta-la, gosto muito de ler poesia.

    Sou adepta das colecções de livros de bolso. Bons autores, bons títulos, bons preços. É só ganhar.

    Bom, creio que as expliquei a todas...

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Manias?
    Agora que penso nisso...
    Montes delas.
    Muitas das que já aqui estão referidas.
    Compro sempre livros. Qualquer desculpa serve.
    A única coisa que me faz parar é...não haver dinheiro.
    Costumo pôr o nome, a data e às vezes o local onde o compro ( quando é fora da minha cidade).
    Depois dobro cantos, sublinho, escrevo no fim,sei lá...utilizo os livros ao máximo.
    Também trago sempre um caderno comigo. Lá vou apontando coisas copiadas do livro e coisas que eu escrevo. Colo recortes relacionados,e outras coisas que não têm nada a ver.
    Ando sempre com papelinhos com nomes de livros que vi aqui ou ali.Alguns vou comprando, outros...
    Compro muitíssimo mais do que leio. Só leio um livro de cada vez.
    Se não gosto, ponho de parte.
    E marcadores...tenho centenas deles. Colecciono há anos. Já fiz muitos. Os dois últimos foram : plastificar papoilas acabadas de apanhar. (ia desgraçando a máquina de plastificar ).

    Tenho livros repetidos e nada, mas mesmo nada organizados.
    E por aí adiante...
    Um abraço

    Não vivo sem livros.
    Isabel

    ResponderEliminar