quarta-feira, 1 de junho de 2011

Hoje o blogue é dos mais pequenitos - Dia Mundial da Criança

Em dia das criancinhas aqui ficam algumas propostas, bastante diferenciadas e para todos os gostos.

Booktrailer com o poema "Carta", de Matilde Rosa Araújo, no livro Com Quatro Pedras na Mão + CD, musicado e interpretado pelo Bando dos Gambozinos, da Deriva Editores.



A Maior Flor do Mundo, de José Saramago, pela Caminho. Aqui animado em ilustração pelo Diego Mallo e adaptado e dirigido por Juan Pablo Etcheverry. Nas palavras do próprio Saramago: "E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?"


Migrando de Mariana Chiesa Mateos, da Orfeu Mini, chancela da Orfeu Negro. Migrando tem duas capas, dois pontos de partida, mas é indiferente por onde se começa a viagem. Neste livro, aves e pessoas cruzam os céus. Fazem as malas, abrem as asas e lançam-se à aventura. Dedicada aos que deixaram a sua terra para re-existirem noutro lugar, esta história sem palavras e de imagens poéticas, mostra como a palavra migrante pode ser sinónimo de sofrimento e fragilidade, mas também de coragem e futuro. Um livro de desenhos, no qual cada leitor re-inventa a própria história.


Livro da Avó, de Luis Silva, Edições Afrontamento. Nunca é demais falar deste livro, nunca é demais lê-lo. Depois do grande formato da 1ª edição, chega à segunda ligeiramente reduzido. Ainda mais pequeno e em edição de colecionador de 300 exemplares autografados e numerados pelo autor. A relação entre avó e neto é narrada amorosamente pelo neto. Ele relembra as brincadeiras, os carinhos e os ensinamentos de sua infância na casa da avó. Recebeu o Prêmio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2008, Fundação Bissaya Barreto e foi contemplado com o selo Altamente Recomendável FNLIJ 2011.

1 comentário:

  1. Já somos dois fãs deste "Livro da avó".
    É lindo, lindo. O texto, as imagens fabulosas.
    Adoro este livro.
    Tenho o formato grande.

    Um abraço
    Isabel

    ResponderEliminar