sexta-feira, 6 de maio de 2011

Asterios Polyp, David Mazzucchelli

Vencedora de inúmeros prémios na categoria, incluindo 3 Eisner Award, 'Asterios Polyp' é uma b.d. extraordinária. David Mazzucchelli escreve e desenha com uma mestria invejável.

Toda a história parece estar centrada na dualidade das coisas. O certo ou errado, moral e imoral, belo e feio... Num ensaio bastante profundo, filosófico e eloquente.


Com um grafismo formidável, os olhos lêem tanto o texto como as mensagens sublimares do desenho. Por toda a parte estão escondidos pormenores deliciosos. O livro está carregado de cores (escolhidas a dedo), que retratam diferentes fases e emoções na vida do personagem.

Asterios Polyp é um professor e arquitecto numa faculdade. Nunca conseguiu ver algum esboço seu transformar-se numa estrutura física. Fugido de um incêndio que lavra no edifício onde vive, resolve deixar tudo para trás. Vai trabalhar como mecânico e instala-se na casa do patrão.


Ao seu passado regressa em pensamento, retratando um casamento que deixou de fazer sentido, os seus medos e inseguranças, muitos sonhos alegóricos e o irmão gémeo que perdeu à nascença - Ignazio - que narra alguns aspectos da personalidade de Asterios.


Este vale muito a pena!
Estou encantado! Obrigado Ubik, pelo empréstimo do livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário