sexta-feira, 4 de março de 2011

Gilgamesh

'Dois terços Deus e um terço humano...'

Esta é versão de Pedro Tamen para o texto de N. K. Sandars sobre um herói lendário. Rei da cidade de Uruk, 2750 anos A.C. Berço da grande civilização Suméria.

'Gilgamesh é um dos maiores poemas épicos de sempre. Proveniente da literatura suméria data a sua escrita do terceiro milénio antes de Cristo: ou seja, 1500 anos antes da Ilíada.'

Do prefácio de Luís Alves da Costa saem as primeiras palavras: 'Esta é uma antiga história de amor. A de um Rei de Uruk a quem os deuses quiseram perder, um rei dominado pelos sentidos e pela violência dos prazeres. E da prece dos homens à divina Aruru, A-Da-Criação, que dele os livrasse, irá nascer Enkidu, o igual de Gilgamesh, e à sua imagem, «semelhante a ele como o seu próprio reflexo», Enkidu para que o combatesse.'


Sintam a leveza da narrativa:

'Proclamarei ao mundo os feitos de Gilgamesh. Foi ele o homem de quem todas as coisas foram conhecidas; foi ele o rei que conheceu os países do mundo. Ele era sábio, viu os mistérios e conheceu as coisas secretas; transmitiu-nos uma história dos dias do Dilúvio.

Fez uma longa viagem, conheceu o cansaço, esgotou-se em trabalhos e, ao regressar, descansou; e gravou numa pedra toda a história.'

O início desta história descreve um Rei Tirano e pouco amigo do seu povo. Os Deuses criam Enkidu para vencer Gilgamesh. Os dois tornam-se grandes amigos e combatem juntos importantes batalhas.

Posteriormente, Enkidu é marcado pelos deuses para morrer. Gilgamesh fica transtornado com o seu desaparecimento e parte à busca da imortalidade.

Utnapishtim é o homem que conhece o segredo. Sobreviveu a um grande dilúvio - em tudo semelhante ao da Bíblia - e ajuda o herói. Uma planta no mar traz a imortalidade ao Homem. Gilgamesh apanha-a. No entanto, no seu regresso, perde-a para uma serpente.

E acaba por morrer. Consagrado pelo seu povo.

Posso garantir-vos um tempo bem passado com este texto poético. É absolutamente belo.

Gilgamesh é uma publicação da editora Nova Vega.

Sem comentários:

Enviar um comentário