terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Os meus livreiros...

É estranho um livreiro ter livreiros a quem recorre?

Pois bem, neste mundo tudo se mistura. Nas experiências do passado e do presente. Reconheço, no entanto, que todos eles fizeram parte (lado a lado na mesma loja ou no mesmo grupo) do meu trabalho.

Hoje recebi uma mensagem da Teresa Castro para ir ver os saldos da Cavalo de Ferro e da Sodilivros à primeira loja onde trabalhei. Passadas poucas horas, liga-me um amigo de Guimarães a dizer que está de férias dos livros... Encontro marcado.

Vou a Serralves dar um abraço ao Zé e à Chanty, passo em Ceuta para ir à Almedina ver a malta com quem trabalhei (agora vejo-os de longe a longe ou pelo telefone). Atravesso a rua e encontro a Rosete, a Andreia, o Sérgio...

Gente extraordinária! Que tantas saudades traz. Infelizmente não é possível juntá-los a todos no mesmo sítio.

Por vezes ligo à concorrência quando o livro está esgotado. Assim 'safei' um cliente outro dia. Despachado para a Raka. Ou então, dou por mim a fazer quilómetros até Guimarães para levantar um livro para o meu Pai, porque não tenho maneira de o arranjar. Já lá está nas mãos do Duarte.


É extraordinário. Os amigos que se fazem neste negócio valem tesouros.

Ainda há uns dias os do Bom Sucesso ofereceram-me uma camisola da equipa, o número 12. Já não jogo lá o meu presente, mas sinto tudo aquilo que construímos. Em Guimarães, dias antes, uma prenda de aniversário. Mais uma vez original: um belo caderno para eu tomar notas dos livros que leio.

Este texto é para eles, os meus livreiros. Gente que está num balcão, tratada com grande indiferença pela grande maioria do público. Mas que dá significado e força à minha existência. E à minha mais profunda amizade...

2 comentários:

  1. E este mundo de livros e de livreiros é tão pequeno....Também eu tenho deixado, por onde tenho andado, verdadeiros amigos, de mim e dos livros...e há sempre alguém que conhece alguém com quem trabalhamos, com quem partilhámos tanta coisa...Um dia que vá ao Porto, não me há-de escapar uma visita aos teus livros e sugestões!
    Bj

    ResponderEliminar
  2. :)

    aqui não tem um botão para GOSTO (bastante)
    alguns destes são também os meus livreiros e há outros tantos pelo país fora... e os amigos das editoras também ;)

    ResponderEliminar