quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O livro de Janeiro, um dos livros desta vida...

É curioso como existe uma teia entre os amantes de livros.

Antes do Pedro Ferreira escolher 'Bibliotecas Cheias de Fantasmas', já o tinha comprado aconselhado pelo amigo Duarte. Antes de o ler, já estava a convidar o meu chefe a lê-lo.

Estava na estante à espera de ver casamento consumado. Passava por ele e namorava-o com estes olhos. O dia dele chegou. Assim como chega o dia de ler cada um dos que faltam ou aquele que põe um pouco das suas histórias neste espaço.

Sempre vivi numa biblioteca carregada de fantasmas. O meu pai transmitiu uma doença incurável.

O que mais me apaixonou neste livro foi saber que não sou louco. Nenhuma daquelas histórias me pareceu invulgar ou esquisita. Não!... o meu mundo sempre foi parecido com alguns relatos que são narrados por Jacques Bonnet.

... Da escuridão de um escritório onde as janelas já não se abrem porque o meu pai as transformou em estantes. Esta minha casa... que tem livros na sala de jantar, no hall de entrada, nos quartos, dentro de alçapões e fechados em gavetas - um mundo carregado de fantasia, de histórias, gravuras, do peso dos anos ou do cheiro do pó. Na literatura, arte, agricultura, natureza, museus - na minha imaginação, na história da minha vida, nos meus sonhos...


É humanamente impossível pedirem para eu ser o que quer que seja fora deste universo. Não consigo deixar esta paixão. Está-me no sangue, herdei-a. Nunca foi imposta, foi crescendo - como a minha biblioteca.

Identifico-me totalmente com a mensagem deste livro. Também já trago livros repetidos para casa, como o autor... Qual é o mal? Servem de prenda. E comprar livros com medo de não os ler todos? Quando morrer, vão parar a alguém. Digam, qual é o mal?

Agradeço-te Pedro. Este livro ajudou-me a compreender ainda mais aquilo de que sou feito. E a não desistir de perpetuar o ideal da memória dos livros. Do objecto e do seu conteúdo...

1 comentário:

  1. Não li o livro, não o conhecia mas fiquei curiosa. Comprar livros com medo de não os ler todos... também vivo com esse problema. Gostaria de reler alguns, lidos há muito tempo, mas o tempo teima em não parar. Obrigada pelo blogue. A vitória foi merecida.

    ResponderEliminar