quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O jogador, Fiódor Dostoievski

Chegou a vez de Fiódor Dostoievski. Já escrevi sobre alguns escritores russos, mas este ficou para trás. Os russos - povo que me fascina nas letras...

A história de Aleksei Ivánovitch e Polina Aleksandrovna.

Aleksei acompanha um general russo que chega à localidade de Roletenburgo, na Alemanha. Este esperava uma herança que nunca mais chega. E, durante esse tempo, Polina serve-se do pobre Aleksei para este jogar por ela na roleta. Cego de amor, este cede - sem nunca chegar a entender estranho pedido. Por amor ele estava disposto a tudo...

Mais à frente, vem a descobrir-se que o general, na realidade, aguardava uma herança para pagar uma velha dívida. Polina entrava no jogo pelas mãos de Aleksei para tentar ajudá-lo.

Quando a avó do general (de quem todos aguardavam pacientemente a morte) descobriu esta e outras manobras, decide gastar toda a sua fortuna no jogo. Aparece em Roletenburgo e desfaz a herança.

O general acaba louco e morre. Aleksei - entretanto um jogador com muita reputação -aposta o que tem e ganha uma verdadeira fortuna. Não foi suficiente para conquistar Polina, que acaba por fugir.


Tempos depois, já Aleksei perdeu tudo o que tinha em Paris. Mas é-lhe revelado que Polina aguarda por ele na Suiça.

Um amigo em comum deu-lhe a notícia e prontificou-se a pagar a viagem de encontro. Mas Aleksei tem um vício enorme do qual não se consegue desfazer.

O livro termina com a ironia dentro do pensamento do 'Jogador': a dúvida entre gastar aquele dinheiro em mais uma roleta... ou ir ter com a amada.

'O que pode acontecer quando a paixão pela roleta se cruza com a paixão pela mulher amada?'

1 comentário:

  1. Adorei este livro. Recomendo a todos os que se sentirem curiosos :)

    ResponderEliminar