segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Siddhartha, Hermann Hesse

'Um poema Indiano'... Reflicto sobre esta frase na capa do livro. E sinto que está bem escolhida. Generalizando, podia condensar a minha opinião sobre esta história neste pensamento. E ficava resumido...

Mas Siddhartha é bem mais profundo. Hesse podia ter contado a vida deste Homem em qualquer canto do Mundo. Escolheu a Índia - profundamente rica em visões espirituais e, como sabemos, berço de tanta História.

Aliás, se quisesse ser completamente egoísta, diria apenas: Siddhartha é um jovem que abdica do luxo e parte à descoberta do sacrifício, do voto de pobreza e sofrimento. Vai viver com um amigo para uma comunidade onde lhe ensinam a controlar a fome, a sede, o desejo. O amigo fica, ele parte...


No entanto, é bem mais do que uma historinha... E sei que é impossível transmitir a grandeza deste livro por palavras. Tudo é bastante mais denso do que uma simples opinião.

Siddhartha é uma metáfora da vida. Não pretende ser um exemplo de como se deve vivê-la. Mas é, sem dúvida, a prova que, para ser feliz, basta ser simples.

Não é um grito à castidade, aos votos religiosos, a sermos pobrezinhos só porque sim...

A qualidade da personagem não está nos sacrifícios que faz nesta viagem. Está na riqueza interior em que se torna. Aí sim está o exemplo.

Sigam-no.

6 comentários:

  1. Só me ocorre uma palavra sobre este livro: fabuloso.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Manuel.

    Não me quis alongar muito nos comentários... Este é daqueles que tem que ser descoberto. Desvendar toda a sua história seria condenar muitos leitores...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Acabei de ler este livro ontem. Concordo em absoluto Rodrigo. Sei que vou reler ... É de facto fabuloso.

    ResponderEliminar
  4. Comprei-o.
    Elogiado pelo Manuel e pelo Rodrigo, só pode ser EXCELENTE.
    Desde que ando neste périplo pelos blogues,é ver as minhas estantes a encher e a minha carteira a esvaziar.
    Mas...tudo por uma boa causa.
    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Isabel, sinto que não vai enganada com este! Permita-me, até, desconfiar que entrará para a galeria dos seus preferidos!

    Fica a aposta!

    ResponderEliminar
  6. Um dos livros que me encheu o tempo, os olhos e a alma enquanto durou...

    ResponderEliminar