sábado, 8 de janeiro de 2011

O que é o escritor?

O perfil de um escritor enquadra-se em quê? Dou por mim a tentar encontrar consensos, mas não chego a lado algum...

Há autores cujas vidas têm desfechos como os seus livros: uma tragédia! Outros escrevem sobre coisas tristes. Mas alguém acredita mesmo que eles possam ser o espelho do livro?


O escritor é um actor. Ou talvez encenador... Será que ele realmente sente aquilo que diz?

Bem, onde eu realmente quero chegar é: são estas mulheres e estes homens mentirosos?

Preciso da vossa ajuda...

(Fernando Pessoa chamava ao poeta um fingidor...)

3 comentários:

  1. Mentirosos? Não acredito que assim seja.

    Não sei se isto acontece com outro escritores, mas quando escrevo algo de emotivo, a verdade é que o meu corpo reage a isso, se eu realmente estiver integrada na história. Por exemplo, acontece-me muitas vezes de o coração me começara a acelerar só porque uma das personagens que estou a escrever está a sentir o mesmo, ou começar a rir-me porque estou a escrever uma cena assim.

    Mas, eu também acredito que um/a autor/a não tem necessariamente de ter experiência sobre tudo o que escreve, pois se assim fosse ficaria muito limitado/a. Por isso é natural que muitas vezes tudo não passe da imaginação do/a mesmo/a.

    ResponderEliminar
  2. Uma vez disseram-me que a origem da palavra fingir têm a ver com criar realidades novas, que vêm da Olaria e significa esculpir o barro com os dedos.

    Em seguida explicaram-me que se assim pensarmos, o actor finge, sim, mas não mente. Na verdade ele cria uma forma a partir de uma matéria que já existia mas era informe, em vez de usar o barro, usa o seu corpo, emoções, sensações.

    A minha convicção é que aquilo que é escrito, representado, pintado, esculpido, etc... é uma parte do que a pessoa que escreveu é, mas arranjam-se variadas formas para dar a cada uma dessas pequenas partes.

    ResponderEliminar