quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O meu olhar sobre Primo...


'Se isto é um homem' é um livro cruel. Por momentos desejei transportar-me até lá e acabar com aquele massacre. Não falo apenas das vidas, mas 'aquela' condição humana.

Parece incrível, mas viver ali pareceu-me sempre pior do que morrer. Primo Levi escreve o pior pesadelo que podemos imaginar.

Uma coisa é avaliarmos o Holocausto através do estudo da História. Outra coisa é percebermos a história de um homem que lá esteve. Que sentiu, cheirou, tremeu de frio, emagreceu de fome, negociou a sobrevivência...

Todos marcados por um número... Entrando ali, perdia-se a identidade de um nome. Passava-se a ser conhecido por um número de série. Números que distinguiam classes de homens e nacionalidades. Como se isso, realmente, importasse...

Neste mundo dos esgotos, ninguém escolhe se vai ou não sobreviver. É o corpo que revela quem vai primeiro. Ou um capricho de sorte.

Primo Levi teve a sorte de ter sobrevivido. Sinceramente, apesar de lhe agradecer este livro, preferia não ter vindo contá-lo ao mundo.

Encerramos mais um livro do mês. Quero deixar uma palavra especial de apreço à Carla Valério que soube escolher esta história.

Que tantas sensações de desconforto me trouxe. E de humanidade...

Sem comentários:

Enviar um comentário