sábado, 18 de dezembro de 2010

O culto do Chá, Wenceslau de Moraes


'Wenceslau José de Sousa de Moraes nasceu a 30 de Maio de 1854, em Lisboa, onde se tornou oficial da marinha de guerra.

A sua actividade literária inicia-se em Macau onde foi imediato da capitania do porto e professor no liceu-seminário, ao mesmo tempo que Camilo Pessanha, que mais tarde, já consumido pela tuberculose e o ópio, viria a ser reitor interino.

Wenceslau de Moraes deslocou-se depois para o Japão onde, em 1898 se tornou cônsul em Kobe, cargo que exerceria também em Osaka.'

Este pequeno livro é uma viagem ao Japão desconhecido. Às profundezas das gentes, ao campo. A todas as tradições do cultivo desta bebida. À história dos portugueses que por lá passaram.

Com ilustrações de Yoshiaki, a Relógio D'Água cedeu os direitos à Biblioteca editores Independentes que organizou esta obra.

'O chá japonês, servido invariavelmente sem leite e sem açúcar, que lhe prejudicariam o aroma, é a bebida mais suavemente agradável que possa oferecer-se ao nosso paladar (não de todos, porém, mas um paladar sentimental, um tanto sonhador... que nisto dos nossos órgãos de sentir há temperamentos, aptidões afectivas características...).'

Um livro que desperta os sentidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário