quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Livro do mês de Dezembro, Primo Levi

Vamos estudar um pouco de história. A história de uma vida entre muitas que sentiram na pele o Holocausto. Uma prosa nua e crua acerca do maior drama na vida da humanidade.

'Se isto é um Homem' é o livro escolhido pela Carla Valério para leitura conjunta do nosso clube. Não posso esperar outra coisa que não seja uma discussão alargada de um livro triste e cruel. As expectativas para começar estão elevadas.

'Na noite de 13 de Dezembro de 1943, Primo Levi, um jovem químico membro da resistência, é detido pelas forças alemãs. Tendo confessado a sua ascendência judaica, é deportado para Auschwitz em Fevereiro do ano seguinte; aí permanecerá até finais de Janeiro de 1945, quando o campo é finalmente libertado.

Da experiência no campo nasce o escritor que neste livro relata, sem nunca ceder à tentação do melodrama e mantendo-se sempre dentro dos limites da mais rigorosa objectividade, a vida no Lager e a luta pela sobrevivência num meio em que o homem já nada conta.

Se Isto é um Homem tornou-se rapidamente um clássico da literatura italiana e é, sem qualquer dúvida, um dos livros mais importantes da vastíssima produção literária sobre as perseguições nazis aos judeus.'

Primo Levi nasceu em Turim em 1919 e suicidou-se em 1987, na mesma cidade.

1 comentário:

  1. Já li imensos livros sobre o Holocausto e também foram muitos os que me marcaram, sendo que este faz parte desse leque. Simplesmente belo em todo o seu horror. Muito bem escrito.

    ResponderEliminar