quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A estrada, Cormac McCarthy

Um dia, um cliente indicou-me 'A estrada' como um dos maiores romances que leu. Dialogava muito com esse senhor, hoje vejo-o menos. Aparecia sempre com um amigo e regularmente largava uma nota em livros.

E foi a bom tempo que me fiz à estrada e pesquisei tudo o que havia sobre este livro e o autor. Já o conhecia de outros títulos, mas este acabou por ser o primeiro de muitos que comprei do escritor.

A bom tempo, diga-se. 'A estrada', recentemente adaptado ao cinema, é a história de um Pai e do seu filho vivendo o Apocalipse; na odisseia de atravessar a América. Nada se sabe acerca do fenómeno que dizimou o Mundo e que faz chover cinza.


O caminho é uma estrada que os leva até ao litoral. Têm uma pistola para se defender de bandidos. E muita, mas muita fome. A escassez de comida é enorme e encontrá-la é quase impossível.

A história ganha a sua grandeza no retrato impressionante sobre a sobrevivência, no amor entre Pai e filho, na solidariedade e sacrifício.

É um dos grandes livros que li. Fica para sempre nas minhas melhores memórias.

3 comentários:

  1. Rodrigo, eu concordo com esse teu cliente. É um dos melhores livros que li até hoje. Impressionante.
    Não quero ver o filme; já fiquei demasiado perturbado com o livro. Perturbador, mesmo.
    Se quiseres podes ver o meu comentário aqui:
    http://aminhaestante.blogspot.com/search/label/Cormac%20McCarthy
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. desculpa, esse link não vai funcionar. É este:
    http://aminhaestante.blogspot.com/2009/09/cormac-mccarthy-estrada.html

    ResponderEliminar
  3. Este também foi o meu primeiro livro do Cormac McCarthy, e embora não seja um dos meus favoritos de sempre, continuo a considera-lo um grande livro.

    ResponderEliminar