domingo, 19 de dezembro de 2010

2010 - Vencedores e derrotados

O ano de 2010 foi um ano de poucos nomes no mundo editorial. Os vencedores acabam por ser os livros com adaptação ao cinema. 'Comer, orar, amar' consegue um ano nos lugares do top, repetindo o sucesso de anos anteriores. Também os vampiros por lá andaram. Mas aqui... Nada de novo!

Ano, igualmente, de José Saramago...

Destaque para a geração de 70 portuguesa, com José Luís Peixoto a vender bem. Ao invés, Gonçalo M. Tavares não conseguiu convencer com 'Uma Viagem à Índia'. Um livro apelidado de 'épico', mas que ainda mantém vendas muito reduzidas. O seu outro livro 'Matteo perdeu o emprego' também não rendeu o esperado.


João Tordo, por seu turno, com 'O bom Inverno', teve uma prestação positiva. Terminando os portugueses, Miguel Sousa Tavares deu um tiro no pé, com o seu álbum de fotografias por África. Já José Rodrigues dos Santos passeia-se no número um. Sem rival.

Mesmo assim, já vendi mais quantidade do número 1 português.

Culpa do preço! É este o resultado que afundou Ken Follett e a sua 'Queda dos Gigantes'. Grande expectativa no primeiro da trilogia, mas não vingou. Safou-se com outros títulos.

Nicholas Sparks voltou naturalmente ao top. Num ano que teve 'Marina' de Zafón e a re-publicação da obra do prémio Nobel. Novidade em Vargas Llosa, só mesmo o 'Sonho do Celta'.

O ano vai inteiramente para os livros de não ficção. 'A caderneta de cromos' vence o primeiro lugar, seguido da biografia de António Feio - 'Aproveitem a Vida'. A biografia de Nelson Mandela e a 'consciência' de António Damásio foram, também, livros fortes. Destaque para vários títulos sobre 'Camarate', com a biografia de Francisco Sá Carneiro a ser publicada.

O fiasco vai para o segundo livro de Rhonda Byrne com 'O poder'. A mil léguas do fenómeno que vendeu mais de 700 mil em Portugal, 'o segredo'.

Dentro dos meus destaques, Haldór Laxness viu publicado mais um livro - 'os peixes também sabem cantar' - e é a melhor leitura que fiz. Sugiro, igualmente, a importante obra reunida de Mário de Sá-Carneiro, 'Verso e Prosa'. Na minha lista de compras está 'Todos os Contos Vol. 2' de Edgar Allan Poe e um dos meus heróis: 'Primavera há-de chegar, Bandini' de John Fante. Sophia tornou-se obrigatória, mas cara...

Sem comentários:

Enviar um comentário