domingo, 14 de novembro de 2010

A salvação de Wang-Fô e outros contos orientais, Marguerite Yourcenar


'Da China à Grécia, dos Balcãs ao Japão, o conjunto de fábulas e lendas que constituem os Contos Orientais, remete o leitor para o espaço do sonho e do mito. Uma obra que se lê com prazer de uma das grandes escritoras de sempre.'

Dez contos. De um mundo que conhecemos mal, mas que, em maior ou menor grau, todos sentimos um certo fascínio. Das lendas dos povos asiáticos, tão diferentes deste nosso Ocidente. Nos cheiros, nas cores, na forma de sentir a terra, na filosofia escondida para lá das emoções.

Wang-Fô passou a ser um dos meus pintores preferidos de sempre. E nunca saiu do papel de uma história contada! Ele é um velho mestre que contempla as estrelas, ama as coisas. Troca as suas pinturas por caldo de milho miúdo. É assim que se alimenta. Um modo de vida ou de subsistência? Para mim, será sempre uma forma de ser, uma forma de estar.

Yourcenar escreve ao sabor do vento - '(...) aquele saco, aos olhos de Ling, ia cheio de montanhas sob a neve, de rios pela Primavera e do rosto da Lua no Verão.'

Este é um bom livro para voltarmos. As vezes que forem precisas. Cada conto acrescenta um ponto na nossa imaginação. No despertar emocional de conhecer o estranho. De desejar fazer uma mochila, pô-la às costas e partir.

*(uma opinião), por Rodrigo Ferrão

Sem comentários:

Enviar um comentário