segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Os livros com extras...

Um livro que oferece uma colher de pau, um que traz um ursinho de peluche, outro que tem uma renda, um que está com uma flor que é um gancho para o cabelo... O que é que andamos a fazer aos livros?

Outro dia debatia o facto dos livros serem caros, hoje pergunto: não pagamos também estes adereços? Se pagamos, porque é que compramos?

Qual é a motivação inerente a estes fenómenos? Constituir uma prenda válida? É mesmo isto que me vai convencer a comprar um livro?


Decerto não imaginam estes fenómenos com o Saramago, Lobo Antunes ou outros escritores de nomeada...

Eu dou a minha opinião mais sincera: sou incapaz de confiar num livro que me ofereça um extra. Os livros não são para decorar estantes, são para ler. Valem pelo conteúdo, mais nada.

Continuarmos a dar azo a estas coisas é condenarmos o livro. Ele que está, cada vez mais, em vias de extinção...

2 comentários:

  1. especialmente aqueles que vêm num saco de renda com bolinhas e um lacinho...

    ResponderEliminar
  2. Por acaso já aqui há tempos escrevi para uma revista que compro regularmente,e que vem sempre cheia de "lixo" a condenar o facto.Principalmente porque acho um desperdício.As revistas têm esse vício.E os livros parece que estão a entrar na moda.Tanto dinheiro deitado fora.Sei que há muita gente que pensa o mesmo.São plásticos e plásticos e papéis e papéis...a poluir.
    Devia ser proibido.
    E claro que acabamos por pagar tudo isso!
    Isabel

    ResponderEliminar