segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Foi há 3 anos...

Foi há 3 anos que comecei a ser livreiro. Desde aí, muitas mais alegrias do que tristezas. Muitos momentos para comemorar, alguns para esquecer. Perder a profissão, mudar de cidade, abandonar equipas. Começar de novo, aprender novos métodos, outras sensibilidades e mentalidades.

Há 3 anos abriu uma loja no Centro Comercial Cidade do Porto. Fiz parte dessa equipa durante ano e meio. Pelo meio, andei na abertura de outra loja em Serralves. É no Bom Sucesso que está a equipa mais combativa que vi. Muitos amigos ficaram lá. E é com eles que vou celebrar o meu passado, naquilo que de bom ele teve: espírito de união, solidariedade, ultrapassar obstáculos, cultivar alegria e amizade no emprego.


A vida levou-me a Guimarães, que jamais posso esquecer. Pela simplicidade e grandeza das pessoas. Pela humildade e entrega. Estive muito pouco tempo por lá, o contrato era mesmo só para abrir espaço.

Estou com a Almedina desde Março. Pelo caminho, já duas lojas. Vou fazer o quarto Natal e sinto-me preparado. O negócio agrada-me, é algo que falo com paixão. Porque estar nesta profissão há 3 anos não implica, necessariamente, que eu não conheça o meio há mais.

E, de mão dada ao meu Pai, desde bebé que salto de livraria em livraria. Por este Portugal, por este Mundo. Espaços que são como a minha casa: carregados de livros e histórias para contar...

8 comentários:

  1. Parece-me uma vida de sonho. Queria comprar a Divina Comédia para o Natal...será que consigo?

    ResponderEliminar
  2. Muito, mas muito difícil! Ainda há tempos estive para perguntar ao Vasco Graça Moura (o grande tradutor da 'Divina Comédia' em Portugal) o porquê desta obra estar esgotada. É caso para ir à editora Bertrand fazer um motim?

    É que simplesmente não se arranja!

    ResponderEliminar
  3. Se passar por Braga, temos um exemplar na Capítulos Soltos. Também enviamos pelo correio.

    ResponderEliminar
  4. Bruno, sempre atento aos blogues! Acho muito bem que a Beatrix faça por merecer esse exemplar.

    E, já agora, que vá conhecer a Capítulos Soltos - um exemplo de dinamismo na área dos livros que eu, lamentavelmente, ainda não conheço. Bons amigos passam por lá e muitos trazem boas recordações.

    É esse o espírito, nunca achar que é impossível arranjar o que quer que seja.

    Um abraço aos 2

    ResponderEliminar
  5. Quando for grande quero ser livreira :)
    É com testemunhos destes que a paixão pelos livros se espalha (também) pela internet.
    É de facto um meio do qual só tenho normalmente a perspectiva do leitor e consumidor, a agradeço tudo o que possa ler acerca do assunto (estamos sempre a aprender, não é assim?). Além disso, nós, consumidores, temos sempre uma enorme facilidade em "atacar" o meio que nos sustenta, muitas vezes sem conhecimento de causa. E caímos no erro de condenar sem saber.
    A Almedina do Arrábida é sem dúvida um espaço de eleição para mim, quer pelo ambiente, quer pelo conteúdo.

    Quanto à Divina Comédia, a Bertrand tem de facto alguns "comportamentos" estranhos relativamente a alguns livros procurados. Bem, lá estou eu outra vez a ser leitora impaciente ;)

    ResponderEliminar
  6. Rodrigo
    bonito percurso de vida.
    Deixei-lhe um recado no seu mail.
    Um abraço
    Isabel

    ResponderEliminar
  7. Contou-me a minha mãe há dias, que quando era pequena dizia que queria ser dona de uma livraria! Achava eu que assim teria acesso a todos os livros, que estariam ali à minha disposição... Sempre senti que o mundo dos livros era imenso, e que uma vida não era suficiente para os conhecer a todos! Hoje tenho um profissão diferente, mas não perdi o fascínio pela leitura, nem o imenso prazer que sinto sempre que entro numa livraria!
    Obrigada Rodrigo, pela possibilidade de partilha. Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Caro Rodrigo,
    Obrigado pelas tuas palavras e parabéns a ti pelo que também tens feito pelo livro.
    Até breve e um abraço.
    Bruno

    ResponderEliminar