terça-feira, 5 de outubro de 2010

Pergunta ao Pó, John Fante

John Fante foi-me trazido ainda este ano. Lido de fio a pavio e com bastante agrado. Com prefácio de Charles Bukowski, que abre as hostilidades desta maneira: 'Fante era o meu Deus'.

Este é mais um belíssimo trabalho da editora Ahab. Confesso que ainda não li um mau livro desta editora - lançada no ano passado e que conta com excelentes traduções. Esta é fantástica, traduzida por Rui Pires Cabral.

Um óptimo prefácio, com frase curiosa umas páginas antes - do também grande - Herman Melville (no caso, em Moby Dick): "There are some enterprises in which a careful disorderliness is the true method."


Arturo Bandini é um herói anónimo. Quer ser escritor, dê por onde der. Chegado a Los Angeles - cidade muito bem enquadrada ao longo da narrativa - ocupa uma pensão velha e cheia de estranhas pessoas. Sobrevive com pouca comida - que partilha com o vizinho - e de leite roubado. Miseravelmente!

O talento tarda a ser reconhecido e as asneiras de Arturo não permitem que o intelecto funcione na sua melhor forma. Até que aparece uma musa inspiradora, de seu nome Camilla.

Camilla é tudo aquilo que Arturo não é: bela, com carro próprio e empregada de bar. Mexicana, morena e exótica. Como diz - e bem - o breve resumo da história no final do livro, "a paixão que a um tempo o arrebata transforma-se, pouco a pouco, numa destrutiva relação de amor-ódio que vai conduzir a um trágico desenlace."

Apesar do fim inevitavelmente fatal, esta foi das histórias mais cómicas que li. Dei por mim a rir-me das trapalhadas deste personagem extraordinário. É ele que enche o livro de tamanha emoção.

Querem descontrair? Este vale mesmo a pena!

4 comentários:

  1. Em Dezembro de 2001 esta personagem Arturo bandini acompanhou-me numa viagem a Toronto e por momentos, desejava ser como ele...dizer aquilo que ele dizia, ser um espírito livre porque o comportamento é regido pelas suas leis internas por muito cruéis que possam ser...É um mestre que se necessita para subir degraus...John Fante será sempre para o leitor curioso uma descoberta de uma caverna esquecida cheia de estalactites belas formadas pelo tempo...e esquecidas por todos, tal como ele, Fante.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, caro anónimo... Esta foi das personagens mais trapalhonas e peculiares que encontrei em anos de leituras. E John Fante esteve esquecido durante anos! Para a humanidade, é uma perda enorme não acompanhar livros como este!
    Quanto a Bandini, o que dizer? Um homem cheio de pinta, sem a ter nenhuma!!

    ResponderEliminar
  3. Quero dar o meu contributo...
    A verdade é que se trata de um livro surpreendente. Descarnado, Bandini é a personagem perfeita, o anti-herói perfeito. Quanto ao esquecimento de Fante... Em Espanha, Fante é um autor lido e reconhecido, com várias obras traduzidas.
    Espero que a ahab continue com o excelente trabalho que tem feito na área editorial... E que nao nos deixe apenas com "um Fante".

    ResponderEliminar
  4. Queres dar o teu contributo? Contacta-me!

    ResponderEliminar