quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O rapaz de pijama às riscas, John Boyne

John Boyne pegou num tema já muito explorado. Arriscou passar despercebido, mas alguém deu-lhe importância - ainda bem, o mundo conheceu-o. Ganhou múltiplos prémios por este livro e uma história que os jovens seguem com entusiasmo. Hoje faz parte dos livros do Plano Nacional de Leitura e não será por acaso.

O segredo do sucesso? A amizade entre dois pólos que não se podem cruzar. 'O rapaz de pijama às riscas' é a história de Bruno - filho de um oficial director de um campo de concentração Nazi - e do seu amigo - um rapaz da mesma idade, Judeu e que está separado por uma rede com arame farpado - no campo dos horrores.


Só que as duas crianças não entendem este mundo cruel dos adultos. Vão cultivando a amizade com diálogos longos e com a comida que o menino rico traz ao seu amigo pobre. Uma história para jovens e adultos. Num cenário de guerra, o que se destaca é esta amizade.

No fim, uma tragédia. A tragédia do Holocausto e da solução final. Algo que o mundo, por mais que queira apagar, nunca conseguirá.

1 comentário:

  1. Gostei muito deste livro!
    Vê o meu comentário no meu blog;
    http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com
    Boas leituras!

    ResponderEliminar