sexta-feira, 8 de outubro de 2010

"Marina": A Razão da Minha Escolha



A primeira vez que tive contacto com um livro de Carlos Ruiz Zafón foi por volta de 2007 quando, num almoço em casa de um familiar, uma estrangeira lia a versão alemã de "A Sombra do Vento". Perguntei-lhe o que tratava o livro e ela disse-me que era um romance espanhol pós-guerra passado em Barcelona e que era uma obra muito boa. Gostei da capa e achei que aquele livro tinha classe.
Mas o tempo foi passando e eu fui me esquecendo dele. Na altura ainda não frequentava blogues literários nem nada do género, pelo que decidia o que ler aquando das minhas visitas muito frequentes às livrarias. E foi numa dessas visitas a uma livraria, com a difícil tarefa de escolher um livro para ler num vôo entre Lisboa e Nova Iorque que comprei o "Sombra do Vento" sem saber quase nada do livro e do seu autor. Mas quando abri as suas páginas foi como se nunca antes tivesse lido um livro. Li-o em casa, no aeroporto, no avião, em Nova Iorque, em todo o lado. Simplesmente estava maravilhado com a escrita de Zafón. Os seus livros são únicos, têm uma aura especial, uma elegância e as suas personagens são tão, mas tão ricas... São estórias magníficas que têm como pano de fundo uma cidade, Barcelona, que acaba por ser ela própria também uma personagem crucial.
É por isso que hoje, em 2010, escolho o terceiro livro de Zafón editado na nossa língua para inciar a minha colaboração aqui no Clube de Leitores. Já estou perdido dentro das páginas do "Marina" e só tenho pena que Carlos Ruiz Zafón não lance livros com mais frequência. Dá gosto ler quando se trata de escritores com E grande e tenho a certeza absoluta que Zafón é um deles.
Espero que tenham apreciado a minha escolha e que se percam na Barcelona mágica de "Marina". Boas leituras, eu vou mergulhar no mundo de Zafón ao som desta trovoada.

3 comentários:

  1. Parabéns pela escolha Diogo, qualquer um dos 3 publicados em Portugal, são excelentes escolhas para quem gosta de livros ou não. são histórias mágicas, que nos encantam e enfeitiçam a cada virar de página. estarei atento á vossa critica sobre o livro.

    ResponderEliminar
  2. É com este entusiasmo que vou começar a lê-lo neste fim de semana.

    A chuva convida a excelentes leituras e 'Marina' promete ser uma bela companhia.

    Obrigado pela escolha!

    ResponderEliminar
  3. Estava eu a ler o equador quando um senhor que se apresentou como tendo uma livraria me aconselhou a ler a Sombra do Vento. Simplesmente adorei, a escrita e a história cativou-me, e espero nos próximos tempos ler este, que tenho a certeza que não me vai desiludir.

    Boas leituras

    http://bookslovers.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar