terça-feira, 19 de outubro de 2010

Escrever...

Ora aí está uma questão quase existencial e indissociável do meu ser... Escrever.

Para quem escrevo eu?
Para ninguém. Ser lido ou não, pouco importa. Escrever é o que importa. Sabe-me bem, liberta o meu espírito.

Sim, não fico minimamente preocupado em saber se me lêem. Vou vendo as estatísticas dos que passam no blogue, dos que nos acompanham no facebook. Obviamente que fico contente com a participação de todos, mas não trabalho em função disso. Atenção: isso não é sinónimo de não divulgar, tentar que intervenham, organizar debates, pôr mais e mais gente a ler os livros de leitura conjunta. Será sempre o meu objectivo.

Aliás, o propósito deste blogue e do grupo que criei é este: '...pôr jovens a escrever sobre livros. Sem procurar demasiados cuidados com os textos ou vincular opiniões copiadas de outro lado.'


Escrever deve ser visto como um exercício. Na minha opinião, o melhor que existe para mantermos a coerência, para explanar sentimentos, partilhar gostos e paixões. E uma arma poderosa: o que foi escrito não permite voltar atrás... Escrever é uma excelente forma de não mentir, de recordar, de exercitar a memória...

Será uma forma de arte? Eu pinto parte da vida a ler e a escrever...

O que pergunto hoje é um pouco difícil... Se um dia vos desse na telha escrever um livro, qual seria a história?

Era uma vez...

6 comentários:

  1. Bem, a minha opinião é ligeiramente diferente. Escrevo porque gosto, dá-me prazer entrar em mundos novos criados por mim e tento sempre ser um "pintor das palavras".

    No entanto, ao tornar-me um autor publicado, ganhei um outro tipo de responsabilidade. Por saber que o livro vai ser lido por outras pessoas, há um maior cuidado para que consiga agradar ao máximo de leitores.

    Mas claro, serei sempre fiel à minha inspiração e estilo, ao prazer que me dá escrever. Além disso, olharei sempre para o que escrevo mais como arte do que como algo comercial para ser vendido ;)

    ResponderEliminar
  2. um escritor é isso mesmo, o que escreve por necessidade (já escrevi sobre essa temática...escrevi não, fiz copy paste de quem escreveu :)

    se fosse escrever um livro, era o "Em busca do tempo perdido" mas alguém o fez primeiro :fail: (outra dificuldade q alguns escritores dizem que têm, de se libertarem da vontade de serem o próximo Dostoievsky - quantas vezes já li isto!)

    agora a sério, talvez escrevesse algo tipo "A sombra do vento" - mais de aventura - apesar de gostar mais de romances de ideias

    ResponderEliminar
  3. Escrever as nossas emoções acho que é como contar algo a um amigo...de repente aquilo é partilhado e por isso, quando é pesado, deixa de ser tão pesado, quando é leve, torna-se muito mais alegre porque exprimido.

    ResponderEliminar
  4. Eu adoraria ter algum talento para escrever.Gostaria de escrever histórias para crianças.Já escrevi uma ou duas ,muito pequenas.
    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Como fsço para me cadrastar aqui pessoal neste momento eu ainda estou tentando descobrir bjs anonimo me ajudem :-D.

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo... Não sei bem qual é a ideia de se cadrastar aqui... Seguir o blog? Tem que ser membro da comunidade Google (ter uma conta gmail) e registar-se na janela à esquerda deste blog - onde diz "Aderir a este site". Espero tê-lo ajudado!

    ResponderEliminar