quinta-feira, 7 de outubro de 2010

The End


Quinta-Feira, 7 de Outubro de 2010

Encerramos hoje a leitura do livro do mês de Setembro - Crítica da Razão Criminosa!

Podemos analisar um livro, segundo vários parâmetros : pela sua estrutura literária, pelo seu rigor histórico, pela sua função meramente lúdica ou por aquilo que nos proporciona como fonte de conhecimento.

Permitam-me pegar no último parâmetro e considerar que, a leitura deste livro é, per si, uma enorme fonte de descobertas.

Mais do que uma história de assassinatos, de tramas políticas, a Crítica da Razão Criminosa, remete-nos para questões tão profundas como: saber até que ponto matar alguém é fonte de Poder e Prazer? Até que ponto as nossas vivências subvertem a lógica da razão? Até que ponto traumas de um passado determinam as nossas escolhas no presente?

Kant, filósofo de linguagem hermética e algo inacessível, aparece como personagem determinante na descoberta da Verdade! Aqui, encontramos toda a filosofia kantiana descrita de uma forma clara e distinta, ao alcance de todos. A Razão vence os sentidos, a lógica sobrepõe-se à fragilidade das emoções!

Kant morre!

Deixa a uma cidade, a uma nação, à Humanidade, a mais nobre herança: a possibilidade de alcançarmos a VERDADE com aquilo que temos de comum: A RAZÃO!

Nada de mais fascinante!

Termino esta minha humilde incursão, agradecendo publicamente ao Rodrigo Ferrão a possibilidade que me deu para partilhar convosco, os meus gostos literários.

Bem-haja

EME

1 comentário:

  1. Em breve deixo um comentário alargado! Foi excelente este livro.

    Valeu a pena partilhar este gosto!

    Obrigado Elsa

    ResponderEliminar