terça-feira, 28 de setembro de 2010

Qual foi o livro que mais dei na vida?

Eis uma questão que me interessa aprofundar. Qual foi o livro que mais deram na vida? Ou então, qual o que recomendariam para dar como prenda?

O que mais dei foi 'Capitães da Areia' de Jorge Amado. Já escrevi o porquê de gostar tanto deste livro e todos os seus pormenores.

Geralmente recomendo - já no campo da minha profissão e no romance- livros de Luís Sepúlveda, Vargas Llosa, Garcia Marquez quando quero analisar os autores pelo conjunto. São aqueles que, a meu ver, não têm um livro que se destaque por ser um extremo fracasso. No entanto, admito que não li todos os que publicaram. Apenas digo que, daquilo que li, soube-me bem.


Aconselhar uma prenda é-me muitas vezes pedido. Mas tenho que ser cuidadoso com o tipo de cliente que se me apresenta.

São várias as vezes que temos de deixar os autores que gostamos para partir para títulos de livros que nos marcaram. Aí já vem uma nova análise. Sandor Marai entra com 'As velas ardem até ao fim', 'Jerusalém' de Gonçalo M. Tavares ou mesmo 'O remorso de Baltazar Serapião' de Valter Hugo Mae. São apenas alguns exemplos entre muitos. Exemplos de quem ainda não experimentou um grande conjunto de referências dentro das suas obras.

O que me dizem?

6 comentários:

  1. Sei que não vão gostar mas aqui vai: O Poder do Agora, de Eckart Tolle. Porquê? Porque por norma ofereço o que acho que faz mais falta à pessoa; e o que falta à maioria da humanidade é olhar para o presente.

    ResponderEliminar
  2. E, Rodrigo, vê se tens mais pena das pessoas. Gonçalo M Tavares?! :) estou a brincar, é claro, há gostos para tudo e admito que digam o mesmo dos meus gostos :)

    ResponderEliminar
  3. São meros exemplos. Não me passa pela cabeça aconselhar a torto e a direito. Falo mais dos meus gostos quando me apercebo que os do cliente são parecidos.

    Se são totalmente diversos, faço outro papel. Um dia faço aí um debate sobre isso. Não é fácil!

    Mas gostei da tua resposta e argumentação.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. hum.... Salto Mortal (Marion Zimmer Bradley) e o Alquimista (Paulo Coelho) talvez sejam os dois que mais ofereci.

    ResponderEliminar
  5. Já li os Capitães da Areia e gostei muito. O Salto Mortal é um Grande livro que também adorei.Adoro receber e dar livros.É a prenda que mais gosto de receber e de dar, mas às vezes o nosso entusiasmo ao darmos um livro que gostámos não é correspondido por quem o recebe.Fico com pena.Normalmente ofereço o livro que estou a ler no momento, se gosto ou algum que li há pouco tempo e que tenha gostado.Há tantos preferidos que seria difícil escolher um.
    Isabel

    ResponderEliminar
  6. It's not how good you are, but how good you want to be do Paul Arden (Phaidon) e The Art of the Start do Guy Kawasaki para os ambiciosos e sonhadores e O Principezinho do Saint-Exupery para toda a gente.

    ResponderEliminar