segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pinguim, António Mota


Creio que a sociedade esquece os grandes autores de livros infantis. Há uma certa tendência a premiar-se os ficcionistas ou os poetas, mas não os que se dedicam à arte de entreter os mais novos.

António Mota é um nome de grande referência, um dos autores que mais publica em Portugal e sempre com enorme qualidade. Se há muitos que não lhe prestam homenagem, eu não abandono a admiração que tenho pelo seu trabalho.

Hoje recebi na loja o seu mais recente 'Pinguim', um pequeno tesouro. Folheei um pouco, para tentar entender porque raio tinha na capa um cão! Chegado a casa, resolvi partilhar convosco a sinopse do livro. Aqui vai:


"O Carlos era o rapaz mais bem vestido e comportado da escola. Mas quando havia jogo de futebol só tinha lugar à baliza… E era um desastre! Todo sujo e com a roupa rota, não se livrava de uma boa reprimenda da mãe. E ainda era gozado pelos colegas! 'Aprumadinho, boneco de cera, anjinho', chamavam-lhe eles. O Carlos desejava ser alguém em especial. Em sonhos, via-se até como um herói! E não é que numa noite de Dezembro, o Carlos encontrou um cão dentro de uma caixa de sapatos. Descobriu, com o seu avô, que era um bicho muito diferente de todos os que tinham conhecido, e começaram a chamar-lhe Pinguim. Mas porquê escolher esse nome para um cão?"

5 comentários:

  1. E é nos livros infantis que começam a fazer-se futuros leitores.Há já alguma variedade de livros infantis, com grande qualidade.Não sei se estou a exagerar.Já agora,se me é permitido deixo duas sugestões de dois livros infantis que são uma maravilha."O livro da avó" de Luís Silva e "A bomba e o general" de Umberto Eco e Eugenio Carmi. São dois livros deliciosos.
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Mas será que um livro com um título desses e uma capa dessas atrai um jovem leitor?
    Porque não 'UM CÃO CHAMADO PINGUIM'?
    Adoro, e leio, livros juvenis e compro pelas ilustrações.
    Quando vou a Inglaterra pareço uma criança numa loja de doces... por cá ainda não passámos de 'cinzentos' nessa área, salvo raríssimas excepções.
    Há algo que tem que mudar.
    Parece-me que os escritores escrevem livros de crianças para adultos comprarem.

    ResponderEliminar
  3. Isso é uma boa questão, Draco. Será que os livros infantis que hoje se produzem são mesmo para adultos? Mas também é verdade que na minha altura, não havia ilustração em Portugal. Questão a debater...

    ResponderEliminar
  4. Este autor irá recebr um prémio na próxima segunda-feira por esse livro. O melhor livro publicado em 2010. Parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Sou o Pedro Gabriel da escola de Ribeira de Frades, Coimbra.

    Gostei muito da sua visita e até já pus o trabalho que a minha turma fez no meu blogue.

    http://pioeseoutrascoisas.blogspot.com/

    Adeus e até à vista.

    ResponderEliminar