terça-feira, 7 de setembro de 2010

O Verão selvagem dos teus olhos

"Eu sempre gostei mais do frio do que do calor, mais da sombra do que do sol, mais do amargo do que do doce."

"Aos quinze anos, sonhava com Mr. Darcy e com os contos de fadas."

"Nós somos feitos dessas coisas, a primeira recordação, o primeiro amor, os primeiros livros. Gostávamos de lilases e dos quadros de El Greco, e dos poemas de Stevenson. Mas não foi por esse motivo que ele se apaixonou por mim. Teve mais a ver com o corpo, com o rosto, com os meus olhos que o inquietavam, às vezes acho que se casou comigo porque queria saber o que estava atrás dos meus olhos, eu era a sua América, a sua terra desconhecida."

"... será que os anjos caídos sabem que caíram? ... Eu sempre me senti uma estranha, como um anjo caído que nunca sabe muito bem onde está..."

"A hora dos demónios já passou - a hora dos demónios é por volta das três da manhã, noite após noite, após noite."

"Ficava acordada durante a noite a vê-lo dormir, a vê-lo respirar, tinha consciência que era a primeira vez que olhava alguém com adoração, com uma devoção absoluta."

"As flores das magnólias podem ser destruídas por uma geada forte e a única coisa a fazer é esperar pelo ano seguinte. Aprende-se a esperar, num jardim. Perto dos bosques há algumas camélias. As flores das camélias não resistem a uma manhã de sol, depois da geada.
Aprende-se a morrer, num jardim."

"Ele não me esqueceu. Ele quer ficar sozinho comigo, nesta casa. Mesmo que passe as noites inteiras a caminhar de um lado para o outro...
Não é verdade. Nós éramos felizes antes de vir para aqui.
Fiquei impaciente.
Há coisas mais importantes.
Mais importantes do que ser feliz?
Talvez."

2 comentários:

  1. Fizeste um excelente apanhado. Porque o livro é isso mesmo, um punhado de frases. Deixarei a minha opinião num texto mais abrangente.

    ResponderEliminar
  2. Não o livro é bem mais do que um punhado de frases.
    Esta autora tem um imaginário próprio, uma voz própria, no fundo o que todos os escritores procuram, pelo que não tenho dúvidas que vais querer ou mesmo ter necessidade de ouvi-la novamente.

    ResponderEliminar