domingo, 5 de setembro de 2010

Há romances só para mulheres?

Quantas e quantas vezes já se deparou, na secção do romance, com uma mesa ou uma coluna com livros cuja capa tem uma criança, uma mulher, um laço ou uma flor? Muito próximos uns dos outros, deliberadamente alinhados para cativar a atenção?

O mundo das editoras sabe disto, os livreiros também. São os chamados romances para 'cativar' mulheres. Preconceito ou estratégia? Concordamos ou não? Acredita nisto?

Assim como há uma secção onde só se deslumbram vampiros ou seres fantásticos, também temos uma coluna com romances mais clássicos, outra que aglomera o policial e, por exemplo, um ajuntamento de livros de bolso ou um destaque de romances históricos.

Já alguma vez pensou nisto profundamente? Dei alguns exemplos concretos de secções dentro da área da ficção, mas a minha questão é: podemos afirmar que existe uma zona 'camuflada' nas livrarias apenas para o público feminino? Sim, porque aposto que nunca terá visto uma placa a indicar: romance para senhoras!

Dirijo-me, agora, especialmente aos homens: pego num livro que tenha uma capa sentimental sem desconforto nenhum? Ou levar um livro florido é preconceito?

Lanço o debate. Não pacificador, espero...

4 comentários:

  1. 'Só para mulheres?' - Não.
    Romances que possam ser lidos mais por mulheres ou que atraiam mais o público feminino. - Sim.
    Acredito nas capas para atrair o público feminino e para o público masculino. Está estudado que há certos aspectos atraiem a maioria das mulheres e outros atraiem mais os homens. É marketing.
    Não tenho qualquer problema em pegar e ler um romance mais feminino se gostar da história. Não os leio compulsivamente mas leio um, de vez em quando. Quando a história me atrai. Geralmente gosto de personagens femininas. Acho que são mais complexas. Dou por mim a ler sobre relações (não amorosas) entre mulheres.

    Depois há o conceito de que alguns romances são 'Light', escritos por e para um publico feminino. Eu aí já não concordo muito. Acho que há bons e maus romances. Qualquer que seja o tema, pode ser bem escrito ou pode ser mal escrito.

    Lembro-me do meu pai ler muitos livros de Cowboys e a minha mãe ler aqueles romances tipo Corin Tellado, Sabrinas e companhia. A isso é que chamo literatura light.

    Mas o importante é ler... e sonhar.

    ResponderEliminar
  2. Penso que há livros nitidamente mais para um público feminino.E autores que escrevem mais para o público feminino.Não quer dizer que homens não possam ler um ou outro.Santa Montefiore,Sveva Casati Modignani,Nicholas Sparks,Joanna Trollop...são escritores de romances para mulheres, não acham?
    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Já Irene Lisboa, grande escritora portuguesa se debatia pela não separação da arte, em arte literária feminina e arte literária masculina, pois isso era só uma forma para mascarar a discriminação da mulher.Que não concebia um intelecto masculino e um intelecto feminino.Terá ou teria ela razão?

    ResponderEliminar
  4. Tudo óptimas questões. A questão é: não será o marketing das capas dos livros pensado para atrair mais as mulheres? Obviamente, numa pseudo catalogação de romance 'light'...

    ResponderEliminar