quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Crítica da Razão Criminosa, Michael Gregorio

Primeira grande surpresa mal abro o livro para o mês de Setembro: "Michael Gregorio é o pseudónimo criado pela dupla Daniela De Gregorio e Michael G. Jacob, casados desde 1980". É a primeira vez que leio um romance a duas mãos, algo que me alegra.

Recorro às críticas e escolho a do Independent: "Königsberg, onde tudo é gelado, sinistro e decadente... funciona de modo esplêndido como o local de um conto de fadas para adultos mais sinistro do que os contos dos irmãos Grimm".

É o livro mais volumoso que este grupo no blogue se prepara para ler - 460 páginas. Nada que me deixe com medo.


Quero saber mais um pouco da história... Destaco a contra-capa: "Crítica da Razão Criminosa é um electrificante policial histórico - uma viagem às sombrias ruas de Königsberg, na Prússia do início do século XIX, onde um perigoso assassino tem à sua mercê a cidade.

Estamos no amanhecer do Iluminismo, altura em que a justiça criminal começa a evoluir para uma ciência. Um dos maiores filósofos de sempre, Immanuel Kant, conduz um jovem magistrado, Hanno Stiffeniis, na investigação de uma vaga de homicídios que reduziram Königsberg a um estado de terror. Os seus habitantes acreditam que a cidade está a ser atacada pelo Demónio pois não parece haver outra explicação para a forma como as vítimas morreram, nem sinais de um fim para a mortandade.

Quando o assassino o tenta matar, Stiffeniis confronta-se com os fantasmas do seu próprio passado. É aí que se encontra a sinistra fonte desses homicídios, e o verdadeiro motivo por que se encontra em Königsberg...

Literário, envolvente e inteligente, Crítica da Razão Criminosa é o primeiro de uma série de intrigantes romances policiais passados na Prússia que nos dá a conhecer Hanno Stiffeniis."

Agradeço esta escolha pela Elsa Martins Esteves. A partir de agora é contigo!

1 comentário: