sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Ruy Duarte de Carvalho


Falo de um autor que partiu hoje. Vivia, actualmente, na Namíbia. Deixou obra tão vasta que é impossível destacar uma que sobressaia no meio das outras. Tenho em casa dois livros ainda por ler. Não vou a correr lê-los só porque Ruy Duarte de Carvalho morreu. No entanto, fica esta incompletude de não poder falar profundamente do seu legado. Guardo 'Como se o Mundo não tivesse Leste' e 'Desmedida - Crónicas do Brasil' para ler ainda nesta vida. Talvez ganhe o gosto de comprar mais algum...

Quem souber falar de Ruy, por favor faça-o. Contribuo apenas para a sua homenagem.

2 comentários:

  1. Ruy Duarte de Carvalho foi um dos antropólogos angolanos mais conceituados do século XX. Na sua escrita exaltou os povos de Angola, levantou bem alto a sua voz de protesto contra as atrocidades cometidas contra o povo angolano.
    A sua escrita tem as cores da bandeira de Angola:oamarelo sol da exaltação e transmutação
    da vida, o vermelho do sangue derramado e o negro do luto pela destruição socio-económico-cultural dos povos angolanos. É uma escrita luminosa, antropológica e muito sofrida.
    "Lavra", a obra que condensa toda a sua poesia, é uma obra prima da literatura angolana/
    Africana do século XX. "Vem lá visitar Pastores",uma obra fantástica sobre os povos pastores do sul de Angola, uma obra de antropologia social, infinitamente poética..."As actas da Maianga", a visão de um antropólogo face aos problemas sócio-económico-políticos de Angola [todos os políicos, aqueles que decidem a nossa vida deviam ser acessorados por antropólogos!]. Deixou-nos traduções belíssimas da tradição oral Africana e Angolana.
    Nenhum escritor angolano viveu a vida e a morte do seu povo como Ruy Duarte de Carvalho!
    Até sempre Ruy Duarte de Carvalho...até sempre...

    ResponderEliminar
  2. A propósito, tenho livros dele a 2, 3, 5 e 10 euros! Tudo em promoção!

    ResponderEliminar