domingo, 8 de agosto de 2010

Pós-Guerra - Uma História da Europa desde 1945, Tony Judt

Nem sempre se escreve aqui de livros já lidos. Há lugar para recordar todas as obras que se deseja um dia ler.

O caso de Tony Judt - historiador, escritor e professor universitário britânico - é uma questão de coragem... Porquê? Simples: os seus livros são enormes.

No entanto, é impossível ficar indiferente aos temas e críticas. Falamos de ensaios sobre a política externa norte-americana, Israel e o futuro da Europa - assuntos sempre polémicos nos nossos dias. Estamos perante uma visão não americana da realidade, o que é, de certo modo, mais justa e imparcial.


No caso de 'Pós-Guerra - História da Europa Desde 1945', Judt retrata o mundo actual. Como aponta esta sinopse, «para benefício de todos nós, um assunto de importância épica encontrou o autor que merece. Tony Judt, uma das mentes mais sábias e das vozes mais esclarecidas que se pronunciam, produziu uma história magistral e uma base sólida para um pensamento claro sobre o futuro. Pós-Guerra é meticuloso na sua erudição, cativante na história que narra e apaixonante no seu juízo. Uma verdadeira obra-prima.» «Tony Judt revela uma extrema sensibilidade e consideração pela Europa. Este livro magistral faculta um contexto esclarecido e muito necessitado para orientar o continente.»

Em Portugal, apenas mais um título traduzido: 'O Século XX Esquecido - Lugares e Memórias'. Tony Judt partiu hoje, aos 62 anos. Fica a minha homenagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário