quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O Incrível Rapaz Que Comia Livros, Oliver Jeffers

Quando uma mãe me pergunta por livros que aconselho para 7/8 anos, numa fase onde as crianças aprendem as primeiras leituras, mas ainda não se sentem seguras para ler livros com pouca ilustração; este é um dos que apresento.

É um exemplo de excelência em vários aspectos. Tem um design muito próprio e uma marca muito peculiar: uma 'trinca' numa das pontas. E uma ilustração formidável... No meu tempo não se desenhavam livros assim! E não sou velhote, caramba!

A história tem várias morais. O Henrique devora livros uns atrás dos outros, pois sonha ser a pessoa mais inteligente do Mundo. No entanto, vai percebendo que não consegue digerir bem os livros que come! Aquilo que vai aprendendo perde-se. Então, acaba por desistir desta luta e por descobrir que ler os livros é que é.

A Orfeu Negro já nos habituou a excelentes trabalhos. Este é dos mais completos que conheço. De se comer e chorar por mais!

3 comentários:

  1. Hum... Parece-me bastante interessante! Numa próxima incursão a uma das feiras do livro aqui dos algarves vou estar atenta, pois tenho destinatária para este livro! :)

    ResponderEliminar
  2. Aqui fica também a minha opinião sobre este livro :)

    Esta é a história encantadora de um menino que comia livros.
    O Henrique queria ser o mais esperto do mundo, assim devorava todo o tipo de livros, com a mais variada informação. Mas cedo descobre outro prazer nos livros: o da Leitura!
    "O Incrível Rapaz que Comia Livros" é um pequeno tesouro para as nossas crianças, não só pela mensagem em si, como pelo “uso de técnica mista e de um grafismo inusitado, no qual revela especial cuidado pelos pormenores Oliver Jeffers cria um verdadeiro festival da imaginação, deixando ao leitor o súbito desejo de morder o livro!”

    ResponderEliminar