sábado, 24 de julho de 2010

A Mecânica do Coração, o primeiro olhar...

Estava à espera de encontrar este livro em abundância na loja. Mas não... Havia apenas um! Estranhamente escondido, bem alinhado, mas esquecido no mural da ficção estrangeira. Agarrei-o, não fosse alguém roubá-lo.

Ali se encontrava desde a sua publicação original, em Outubro de 2009. Ou seja, apanhei uma primeira edição, ainda com a capa antiga. Interessante, tal como a nova, mas, se me permitem, mais misteriosa. Um fundo amarelo e alguém a tocar violino, uma lua e um relógio a um canto. Nada nesta imagem me leva a adivinhar o que escreve a história... Felizmente já fizemos uma pequena apresentação do que trata e vimos as críticas que recebeu.


Apetece-me destacar uma particularidade que desconhecia: a vida deste autor. Olho, espantado, quando descubro uma vida multifacetada em Mathias Malzieu: "(...) é vocalista de uma das mais conhecidas bandas de rock francesas, Dionysos. É autor dos contos 38 Mini Westerns e do romance Maintenant qu'll Fait Tout le Temps Nuit Sur Toi, que conheceu um tremendo sucesso junto do público e da crítica. A Mecânica do Coração é também o nome do mais recente álbum da banda de Malzieu, que foi Disco de Ouro em 2008."

Citando Fernando Pessa: 'E esta, hein??'

5 comentários:

  1. A primeira capa, apesar de interessante, não tem muita relação com a história. O violino faz-me confusão, pois em momento nenhum é referido um violino que tenha importância na história. Deveria ter um relógio no lugar do instrumento. Felizmente mudaram para a capa original ;)

    ResponderEliminar
  2. Gosto mais da capa nova. Considero as cores e os desenhos mais de acordo com o próprio conto. Na capa de cor amarela não consigo ver nenhum elemento que esteja de acordo com o seu interior.
    Relativamente ao autor, assim que comprei o livro vi na contra -capa a referência à sua ligação à música. Não conhecia de todo o grupo mas logo me apaixonei pela sua sonoridade. E o albúm que empresta o título ao conto é, sem dúvida, a banda sonora mais adequada ao mesmo.

    ResponderEliminar
  3. É um pouco o que dizem, esta capa não faz adivinhar a história. Quanto À sonoridade desta banda, ficou na minha cabeça esta música! Tenho que experimentar ouvir mais qualquer coisa...

    Era louco convidar a banda e apresentar o livro! Se formarmos uma corrente grande, nunca se sabe... Bem, para já, convém ler a história. Confesso que já li qualquer coisa...

    ResponderEliminar
  4. Pois... ainda não consegui comprar o livro...
    :-|

    ResponderEliminar
  5. Estava a procurar na prateleira errada... estava, claro, na secção de literatura fantástica!
    Já estou 'oficialmente' a ler!!

    ResponderEliminar