terça-feira, 6 de julho de 2010

Lawrence da Arábia - A Miragem de Uma Guerra do Deserto, Adrian Greaves

As edições 70 (chancela da Almedina) acaba de lançar no mercado a biografia de Lawrence da Arábia.


Sempre que penso em Lawrence, esse grande aventureiro do exército britânico pelas terras de África, vem-me à imagem o papel do irlandês Peter O'Toole, lutando com os Árabes pela libertação dos Turcos.

"Lawrence é uma das personagens mais enigmáticas da história da Grã-Bretanha. Aquando da eclosão da Primeira Guerra Mundial, não possuía qualquer instrução militar. Contudo, teve êxito onde todos os outros tinham fracassado: uniu a nação árabe e conduziu-a à vitória contra o Exército turco.

Os historiadores continuam a confessar-se perplexos em relação ao modo como Lawrence da Arábia realizou os seus feitos incríveis, embora os mitos tenham sido exagerados pelas inverdades que o próprio propagou. Ao contrário do que afirmou, nunca foi capturado nem torturado pelos Turcos, e também não foi o primeiro a dinamitar comboios turcos. No entanto, a verdade é tão ou mais fascinante do que a ficção.

Lawrence da Arábia foi muito mais implacável do que se retratou, e combateu de forma tão bárbara como os seus inimigos."

Sem comentários:

Enviar um comentário