quinta-feira, 8 de julho de 2010

Fenómeno Meyer

Qual é a fórmula certa para se venderam cerca de 100 milhões de cópias em todo o mundo? Reza a crónica que Stephenie Meyer teve um sonho onde via um vampiro tentado pelo sangue de uma jovem humana. Mas que teimava em não revelar as suas origens.

Simples? Sou livreiro há três anos e nunca vi tanto livro vendido. Sempre que vem um novo filme, aparece um punhado de novos leitores. Obviamente que o cinema e os actores escolhidos trazem muito público. Mas não explicam, por si só, o fenómeno.

Já bem antes do primeiro filme da saga Crepúsculo, dezenas de jovens compravam os livros publicados em Portugal. A ansiedade era tão grande, que muitos optavam por encomendar ao estrangeiro.


Nunca li nada de Stephenie Meyer, mas sei que o que verdadeiramente prende o público é o romance entre as principais personagens. Mais do que falar de vampiros, lobisomens e do mundo fantástico; o grande segredo do sucesso está à volta destes dois. A mim faz lembrar a velha fórmula dos contos de fadas, onde o que importa é a relação dos mundos opostos. Parece uma equação química: Vampiro / Humana, Homem / Sereia, Bela / Monstro. Trata-se, no fundo, de fazer apaixonar dois pólos antagónicos, aproximar o real do imaginário.


Olhando para os resultados práticos da questão: é bom que os portugueses leiam. Tento ter cuidado a analisar e criticar fenómenos. Prefiro arriscar compreendê-los. A 'febre Meyer' é diferente e tem todos os ingredientes para cozinhar a mais apurada poção mágica. Cativa os jovens e o público feminino. Passa de filha para mãe, da mãe para o pai. Chega ao cinema, voltam os livros ao top. É a receita de 'long selling', conceito que obriga todas as livrarias a acompanhar os stocks dos títulos. Ninguém quer perder a corrida e ficar para trás.

Hoje em dia quem nos visita e não vê estes livros, depara-se com uma imagem que não é normal. Mérito para a autora e para a sua saga. Bom ou mau, não me compete avaliar. Prefiro pensar que muitos dos jovens que me levam os seus livros vão ser bons leitores e interessar-se pelo belíssimo prazer que é ler. Num país onde se lê pouco, haja vampiros e outros para trazer gente às livrarias. Espaços onde as pessoas podiam e deviam perder mais tempo.

Já agora, elogio o trabalho da editora Gailivro. Têm sido extraordinários no mundo do fantástico, mas também no apoio escolar, manuais escolares, autores portugueses de livros infantis como António Mota, José Fanha, e na promoção de jovens talentos nacionais. Deixo, também, o seu mais recente conceito: o primeiro podcast de uma editora portuguesa. Visitem aqui.

7 comentários:

  1. É bem verdade que ao menos esta "maluqueira" toda poderá trazer novos leitores às livrarias, e nesse aspecto é de louvar todo o fenómeno, embora eu não perceba o porquê dele (li os 3 primeiros livros e ainda não compreendo).

    ResponderEliminar
  2. Não sei Ana. Gostaste do que leste ou foi uma experiência como outra qualquer? Alguma coisa te levou a ler o primeiro e a prosseguir...

    Há fenómenos e fenómenos. Olha o caso do livro 'o segredo'. Uma forma simples de atingir sucesso, bastou ter a publicidade de Oprah Winfrey para vender milhões!

    Às vezes não basta a escrita dos livros, mas quem os publicita e lê. Crês que Meyer é um caso assim?

    ResponderEliminar
  3. Não gostei... É mesmo uma "maluqueira", agora parece que ficou na moda fazer saguas. Crepúsculo, é sim, uma obra boa, mas em acção... Falta de movimentação.
    Foca muito mais o lado humano de Isabella Swan, com todas as dúvidas sentimentais características de uma jovem de 17 anos, que se muda para outra cidade e se vê envolvida pelo mistério que Edward emana.

    Grande parte das fãs de Crepúsculo são adolescêntes.

    Depois as fãs não esperavam que eles saíssem pela ordem e aguardar (isso até dá um certo sabor), NÃO! Vão fazer e-books.
    Até o raschunho de Midnight Sun que seria a visão de Edward, anda por aí na rede.
    E mesmo antes de Breaking Dawn ser lançado, já todas as fãs sabiam o fim.

    E eu acho a história cansativa, fizeram 4 livros grandes (agora é moda fazer sagas) e a história, deve haver imensas iguais, eu acho a parte da "humana apaixonada por um vampiro" um clássico, que já deve existir. Sendo que em algúns forúns falavam de plágio de algumas cenas.


    .. E eu acho mesmo que as fãs gostam do filme por causa dos rapazes bonitos.


    PS: E Harry Potter é melhor. :x

    ResponderEliminar
  4. Rodrigo,
    O primeiro livro foi +/- (gostei mais da primeira parte que da segunda, que me pareceu super lamechas e infantil). O segundo livro foi o que gostei mais, mas chegada ao terceiro livro odiei! Foi só palha!
    Nem tenho muita vontade de ler o 4º, mas ao mesmo tempo penso "já só me falta um e é um pouco estúpido não terminar a saga", só que não está nos meus planos próximos (tanta coisa para ler).
    Como já disse, não percebo o sucesso da saga, sinceramente. Não houve, que eu saiba, ninguém super-famoso a falar bem dos livro, e como a Catarina disse, este não é o primeiro livro a explorar o amor entre humana-vampiro. Não tem uma escrita muito interessante, nem tem personagens especialmente agradáveis, por isso fico sem perceber, mas a verdade é que é um fenómeno e tem milhares de fãs em todo o mundo.

    Quanto ao Midnight Sun, ... sem comentários! É mesmo de quem não tem mais ideias para escrever. Qual é a ideia de contar a mesma história pela perspectiva de outra personagem? Digam lá que isto ´não é só uma maneira de ganhar mais dinheiro. E nem falemos no último livro (The short second life of Bree Taner), porque então não saía daqui.

    Sinceramente, não tenho nada contra quem goste a saga, mas também acho que o filme tem muito maus actores. Alguns chegam mesmo a ser horríveis nas suas actuações (a grande maioria deles, aliás).

    Se calhara os jovens andam todos muito melancólicos e por isso é que se revêm nesta saga. Sei lá!

    ResponderEliminar
  5. Eu li SM ainda esta senhora era muito pouco conhecida em Portugal. Na altura só havia o primeiro livro e li-o num dia.
    O que me fascinou? Nem sei bem, sei que não conseguia parar a leitura.

    Quando pude, adquiri os outros três livros (e nunca ao preço original - os livros andam demasiado caros) e li-os também num dia cada um. Sim, até o Amanhecer.

    Não gostei do segundo. Achei-o demasiado dramático. O terceiro gostei porque tenho que confessar que simpatizei com o Jacob desde início. E o Amanhecer li porque queria saber o final.
    Entretanto chegaram os filmes. Em uma palavra - PALHAÇADA. Depois veio o histerismo e a onda de tudo o que era adolescente andar com camisolas do twilight e histórias começam a surgir de gente a morder outra gente. LOL Pf...

    Enquanto literatura, não são nada do outro mundo. É fantasia, mais romance do que outra coisa, e sou da opinião que a autora teve o condão de escrever de forma a prender-nos à leitura para saber o que vai acontecer a seguir.

    E vamos lá ser sinceros, hoje em dia tudo é um negócio. Claro que vendo que os livros tiveram um sucesso tremendo a SM vai explorar isto ao máximo. Com tanto sucesso, um pouco doentio até, que isto está a ter, a mulher nunca mais vai ter que fazer seja o que for da vida. lol...

    Não li o tal livro da Bree e só vou ler caso mo ofereçam. Acho é que é um exagero desmedido andar a dar tanta importância a este fenómeno.

    Agora há uma coisa que é certa. Há por aí muito boa gente que gostou da saga e que a devorou, que agora com tanta crítica começam a dizer mal da saga e que não presta e bla bla bla.

    Encarando as coisas como são na minha prespectiva: Levando em conta, apenas, os 4 livros, sem filmes e publicidade e o raio que os parta, eu gostei. Li compulsivamente. Achei uma obra prima? Não. Mas passei bastante bem o tempo a lê-los.
    Ok, nós vamos crescendo e às tantas vamos achando cada vez mais a história infantil. Mas para a idade alvo - adolescentes - é uma história que vicia e que pode trazer muito boa gente que nunca pegou num livro, finalmente a ler.

    ResponderEliminar
  6. Então digam-me uma coisa: pelo que percebi a saga traz altos e baixos. A mediatação foi um belo negócio e, neste momento, tudo o que venha a ser acrescentado ao núcleo central da história, não é mais que um negócio por parte da autora, editoras e media?

    Outra pergunta: depois de lerem os livros da autora sentem que evoluíram enquanto leitoras? Ou pararam por este estilo fantástico? Mais alguns livros lidos?

    ResponderEliminar
  7. Posso dizer uma coisa. Eu gostei muito da séria, e penso que é um livro muito bom, com uma escrita muito simples e fácilmente entendida para oferecer a jovens e com certeza que os vai fazer ler mais.

    Mas definitivamente, esta série, está de longe fora dos meus melhores livros de sempre. Mas garanto que e não tivesse lido esta série eu nunca teria lido por exemplo Bram Stoker a seguir.
    Há muitos livros do género tão bons ou melhores, que se não fosse esta "febre" repentina poucos se interessavam em ler/reler, porque vampiros na literatura sempre existiram, e amores inpossiveis sempre cativaram público e venderam obras.

    p.s. Parabens pelo blog, e pela iniciativa. Foi graças a iniciativas como esta que eu me apaixonei por livros.

    ResponderEliminar