quinta-feira, 3 de junho de 2010

Vestir a camisola

Vestir a camisola é anunciar aquilo que a empresa onde trabalhamos faz bem. Nas lojas Almedina é fazer sentir às pessoas que não somos apenas um grupo jurídico. Não! A Almedina não é somente uma loja de códigos! Nem uma loja onde só habitam juízes, desembargadores, notários ou advogados! O grupo tem 4 editoras: Almedina, edições 70, Actual e Minotauro.

Quando Joaquim Machado pensou o grupo, pensou em bons profissionais, gente dedicada. Que luta pela cultura portuguesa dos / nos livros, seja em que aspecto for. Porque convém lembrar que um livro não é só o texto. É uma capa, uma escolha cuidada de pormenores que, por vezes, nem sonhamos existir.

O grupo Almedina não quebra esta premissa. No espírito de todos deve prevalecer a alegria de vermos o nosso trabalho reconhecido - desde a pessoa que está na loja, ao responsável do armazém, do mais alto chefe, aos designers... Todos!

E hoje os designers da Minotauro estão de parabéns. Não por serem génios superiores da raça humana, mas por adequarem todo este espírito naquilo que fazem.

«A colecção de livros com a chancela Minotauro, do Grupo Almedina, foi galardoada com um prémio europeu de design (European Design Awards). A distinção foi atribuída ontem, 30 de Maio, em Roterdão (Países Baixos), aos designers portugueses Ana Boavida e João Bicker, responsáveis pela concepção gráfica do projecto. A entrega do galardão teve lugar no âmbito do Festival Europeu de Design.

A colecção das Edições 70, do Grupo Almedina, que reúne autores de referência da literatura espanhola contemporânea, foi agraciada com o “Silver Award” da edição de 2010 daquele que é um dos mais conceituados eventos internacionais na área do design editorial.

“É uma preocupação de há muito do Grupo Almedina que os seus livros tenham um design gráfico apelativo, de qualidade, que complemente o rigor dos conteúdos dos títulos que publica. Nesse aspecto, a atribuição do prémio é o reconhecimento, pelos pares do mundo do design, de um projecto que muito acarinhamos. Confirma também algo que defendemos: que o design gráfico editorial não tem de ser todo igual e sujeito aos ditames do mercado. Pelo contrário, o público reconhece e valoriza projectos gráficos de qualidade”, avança
Pedro Bernardo, do Grupo Almedina.

Para os designers premiados, do atelier de design de comunicação FBA, a distinção do Festival Europeu de Design é sobretudo um “reconhecimento” pelo “esforço e pela exigência” investidos no projecto. Perante um júri constituído por designers estrangeiros, “foi o nosso trabalho que se defendeu a si mesmo contra muitos outros concorrentes”, frisa Ana Boavida.»

Sem comentários:

Enviar um comentário