sábado, 19 de junho de 2010

Livro do mês de Junho


Gao Xingjian

Uma cana de pesca para o meu Avô

Foi este o livro escolhido pela Constança. A início não sabia o que pensar. Mas sei que, geralmente, é sempre bom ler literatura Oriental. Julgo que vêem o Mundo de outra forma. Não será por acaso que têm os olhos em bico. [Acredito nisto]

Abro o livro. Já sabia que são 6 contos. E que cada um vai ser bom discutir. Agarro na vida do autor: "Gao Xingjian nasceu na China em 1940 e vive em França desde 1988. Romancista, pintor, dramaturgo, encenador, crítico literário e poeta. As suas peças de teatro são interpretadas em todo o mundo e as suas tintas-da-china circulam nos quatro cantos do planeta. O seu magistral romance, A montanha da Alma, já publicado nesta mesma colecção, teve, aquando da sua publicação em França em 1995, um excelente acolhimento, tanto por parte da crítica como dos leitores. Gao Xingjian recebeu no ano 2000 o Prémio Nobel de Literatura pelo conjunto da sua obra."


Sei que não me vou desiludir. É isto que me oferecem: "Recordações de infância, as alegrias simples do amor e da amizade, a terra natal e os seus lugares familiares, mas também os dramas da rua ou as tragédias vividas pela China, são estes os temas destes seis contos escolhidos pelo autor. Com um imenso talento, Gao Xingjian brinca com estas imagens e com a sua escrita, leva-nos, como se nada fosse, a entrar nos seus sonhos mais íntimos - quer sejam os do rapazinho que se tornou adulto, de um jovem recém-casado perdido de amor ou de um nadador em risco de vida... Sorrisos e lágrimas atravessam esta leitura, que nos deixa o belo e suave sabor da emoção."

Vou dormir a pensar nisto...

Sem comentários:

Enviar um comentário