sábado, 19 de junho de 2010

José Saramago (1922-2010)


Não tenho a mínima vergonha de dizer que nunca li Saramago. Não li, mas espero ler. Aliás, devo ter uns 4 livros aqui em casa. É só pegar. Não sou o típico leitor que se agarra a uma obra só porque o pai dela morreu. Portanto, a seu tempo...

Pelo que discuto com a maioria, os mais nomeados são: Memorial do Convento, História do Cerco de Lisboa e Memória de Elefante. Num outro público, o polémico Evangelho segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a Cegueira e o Ano da morte de Ricardo Reis.

Indiscutivelmente frontal, Saramago nunca se inibiu de escrever e dizer o que pensa. Colheu muitos inimigos e muitos admiradores. Abriu enormes discussões e arrastou-as até ao fim da vida. Muitos dizem que preferia ter nascido espanhol. Não creio que tenha alguma vez pensado nisso.

É uma perda que não é calculável. Foi o nosso primeiro prémio Nobel da literatura. A muitos outros se poderia ter dado este título e espero que um dia a mais seja atribuído.

O que está em causa não é apenas o Homem. Mas a nossa língua. A ele agradeço o contributo. Procurarei lê-lo. Com naturalidade e sem pressa...

2 comentários:

  1. Então há que colmatar essa não leitura o mais rapidamente, pois estás a perder leituras completamente diferentes de tudo aquilo que já possas ter lido! ;) É um dos meus escritores preferidos.
    O meu de sempre é mesmo "Memorial do Convento", mas "Todos os Nomes", "O Ano da morte de Ricardo Reis", "A Viagem do Elefante", "O Evangelho Segundo Jesus Cristo e "Ensaio sobre a Cegueira" são também obras que vêm logo a seguir.
    Ainda não li todas as suas obras, mas sei que qualquer uma que irei ler ainda, Saramagao vai sempre surpreender-me com as suas histórias! Não há um contador de histórias, como ele!

    ResponderEliminar
  2. Admito que sim 'tons de azul'. Julgo que despertei muito tarde para o que é nosso. É um pouco triste, mas é verdade. Agora que estou perfeitamente no meio, acho que, mais cedo ou mais tarde, lerei tranquilamente Saramago. E quando começar numa ponta, só termino na outra...

    ResponderEliminar