sábado, 22 de maio de 2010

A loja mais bonita do mundo!


Possivelmente será uma afirmação considerada exagerada, mas não deixa de ser um estrondoso elogio à loja onde trabalho. Vindo do grande poeta, editor e ensaísta português Manuel de Freitas; não é com certeza motivo para deixar passar ao lado.

Deixo aqui na íntegra a sua opinião, publicada no blogue booksmile.pt e agradeço ao meu chefe a partilha.

É um verdadeiro motivo de orgulho pertencer a um grupo tão elogiado.

"A mais bela livraria do mundo fica em Portugal e não, não é a Lello do Porto. Descobri-a há dois dias, quando fui visitar o mercado do Porto-Gaia e num só dia entrei em 20 livrarias.

A mais bela livraria do mundo é a Almedina do Arrábida Shopping, em Vila Nova de Gaia.

É isso mesmo, a mais bela livraria do mundo fica num centro comercial, ainda por cima o mais macambúzio dos grandes centros comerciais deste país.

O trabalho de arquitectura é dos irmãos Aires Mateus. A preto e branco, ainda é estritamente minimalista mas cada vez menos rectangulado, como se pode ver pelos tectos em abóbada e em triângulo. É a evolução de um estilo inteiramente coerente e totalmente original, que começou na loja original da Almedina neste centro comercial (composta exclusivamente por linhas rectas, e destruída para dar lugar a esta) e ainda se vê na loja do Atrium Saldanha, em Lisboa, com um estágio de evolução intermédio na loja do Estádio Cidade de Coimbra (são estas as que conheço).

Não é uma loja isenta de falhas. Até eu admito que o estilo é elitista, frio, intimidante e, sobretudo, não comercial. E depois a enorme entrada, em forma de trapézio irregular, preenchida exclusivamente com um bar pouco acolhedor, não dá qualquer pista para o corredor que se abre para a esquerda e termina num espantoso ponto de fuga luminoso, que assinala a entrada para a sala infanto-juvenil.

Não sei há quanto tempo abriu esta loja em substituição da anterior nem me lembro de ter lido alguma notícia sobre o facto. Até a página da Almedina ainda menciona a loja antiga, o que me provocou uma desagradável dissonância cognitiva quando não encontrei a loja no sítio onde estava há uns cinco anos, quando a visitei pela última vez, sensação logo esquecida quando vi a nova loja.

Parabéns à Almedina por manter esta linha arquitectónica. É de se lhe tirar o chapéu. Descobri a mais bela livraria do mundo, e mesmo que seja só eu a votar nela, não altero o meu sentido de voto."

Sem comentários:

Enviar um comentário