quinta-feira, 20 de maio de 2010

As opiniões do livro de Maio!

Paula, do blogue 'viajar pela leitura' e que leu o livro deste mês, tem andado numa agradável 'picardia' (se assim me permitem) com o minhoto Manuel Cardoso. Isto só prova que os livros podem unir as pessoas à distância e que o meu objectivo está a ser conseguido. Confio no próximo mês. Já decidi quem vai escolher o romance de Junho, mas está no segredo dos deuses. Até lá, tenho assistido ao calor da discussão, tentando ser árbitro deste jogo de ténis.
No fim de semana farei a minha sentença e uma análise profunda aos argumentos aqui esplanados...

"Paula disse...

Vou colocar aqui o comentário que coloquei no meu blogue.
Assim que avançarem nos spoilers também o faço :P

Aqui fica então o meu comentário:

Dino Buzzati, escritor Italiano e jornalista, o seu romance mais conhecido e famoso é "Deserto dos Tartaros", publicado após a segunda guerra mundial onde serviu em África como jornalista da marinha Italiana.
Buzzati, escreve de forma muito própria tendo por base o fantástico e o absurdo do real, aspecto bastante evidente nesta obra.
Nunca havia lido nada deste autor. Gostei, pela linguagem simples que apresenta, as mensagens são bastante claras, abordando um tema bastante actual e que sempre o será, nomeadamente a insatisfação humana e o direito que o ser humano pensa que possui para ultrapassar barreiras que lhe são intransponíveis; o não olhar ao limite; à ética. Querer fazer de si O Grande Criador quando é apenas humano e bastante imperfeito.

Este livro foi proposto para leitura conjunta pelo Rodrigo Ferrão do blogue Clube de Leitores como o livro de Maio, onde todos podem colocar os comentários até ao final do mês.

Ermano Ismani, professor universitário é destacado para uma missão secreta na Zona Militar 36. Tudo está secretamente protegido pois trata-se de algo inovador e pioneiro: a realização de um autómato.
Não um autómato comum, mas munido de inteligência, sabedoria, sentimentos, inclusivê com poder para se auto destruir. Pois, tal como o ser humano que só está completo quando tem capacidade tanto para viver como para pôr um fim à própria vida, este autómato também o terá, pois é possuidor de uma alma...
Uma alma que outrora pertencera a alguém, alguém que agora se vê aprisionado sem corpo para se mover ou amar e ser amado.
Assim sendo, levantam-se algumas questões:
Terá o homem liberdade de criar e manipular sem limites em nome do progresso e da ciência sem olhar às consequências imediatas ou a longo prazo?
Liberdade, afinal que significas?
Será o homem livre se o seu corpo não o for?"

"Manuel Cardoso disse...
Dino Buzzati é considerado um dos mais importantes escritores italianos do século XX, embora, a julgar por este livro (o único que li do autor) algo distante da genialidade criativa de um Italo Calvino, da profundidade e humanismo de Alberto Morávia ou da imaginação e criatividade de Umberto Eco.
No entanto, seria injusto formular um juízo de valor sobre Buzzati com base nesta obra. Trata-se de um pequeno livrinho com uma história algo delirante acerca de um cientista mais ou menos louco que desenvolve um misterioso projecto, uma máquina que recriaria uma espécie de super-inteligência artificial, mas com todos os ingredientes da alma humana.
É difícil formular um comentário ao livro sem revelar pormenores do enredo, uma vez que este é tão compacto, tão sintético que não nos deixa grande margem de manobra para analisar o livro sem referir aspectos fundamentais desse enredo.
No essencial, a mensagem fundamental do livro parece ser esta: não há sentido para a vida sem liberdade; e não há liberdade sem corpo. O misterioso professor Endriade, ainda marcado pela morte da sua primeira mulher, Laura, não consegue separar o projecto da sua dramática história pessoal. A dimensão do feminino e do amor humano acaba por revelar-se inseparável do lado racional do ser humano, por mais inteligência que a sua actividade envolva.
Um ser artificial, por mais perfeito que seja, mesmo que dotado de uma “alma”, ainda que construída pela ciência, nunca poderá imitar um ser humano. Não é, portanto a inteligência que nos faz humanos. Não é também a alma; ela é insuficiente. Talvez ser livre seja, essa sim, a condição essencial para ser verdadeiramente humano. Sem liberdade, é impossível atingir qualquer sentido para a vida humana.
Um livro simples, linear, que se lê agradavelmente durante um par de horas ou pouco mais."
"Rodrigo Ferrão disse...
Manuel, sugiro a compra imediata do livro 'O deserto dos tártaros'. Aí sim, será mais fácil adequar uma opinião sobre o autor.

De qualquer forma, esta análise é bastante bem feita. Vou prosseguir a leitura do mesmo, agora até ao fim. E farei um comentário final."

"Paula disse:
- Manuel Cardoso,
Referes "Não há sentido para a vida sem liberdade" concordo plenamente, mas...
Haverá liberdade para o homem/cientista se este estiver limitado pela ética nas suas buscas, nas suas invenções e descobertas?
ou
Em prol do progresso deverá avançar porque o seu "eu" é livre e a liberdade comanda-o?"

"Rodrigo Ferrão,
Boas questões Paula. Até que ponto o 'eu' cientista se liberta do comando de outrem? Até onde vai tal liberdade?"

"Manuel Cardoso,
Eu li o teu texto e também tenho uma observação a fazer, mas primeiro vou tentar responder às tuas questões.
Antes de mais um aviso: este comentário vai envolver spoilers; é inevitável, desculpem lá... por isso, se tencionam ler o livro, talvez seja melhor não ler daqui para a frente. Digo eu, não sei...
Obviamente, não sou ninguém para responder ao que perguntas; os limites éticos da ciência têm sido motivo para tratados e mais tratados, ao longo de séculos!
No entanto, a minha opinião é mais ou menos esta: a ciência deve servir O homem e não UM homem. Um cientista egoísta, que coloca o seu interesse acima de tudo é um mau cientista; é um charlatão. Foi assim que eu encarei o trabalho de Endriade: criou algo que ele julgava ser para seu beneficio, para a satisfação do seu capricho (ou amor, se quiseres) e não conseguiu antever os efeitos negativos que isso criaria nos outros e até em si próprio.
Paula, uma coisa é a ambição; outra a obsessão. Endriade estava obcecado. Não foi em nome da liberdade que ele progrediu com o seu projecto; foi em nome da sua própria escravidão! Ele estava escravizado pelo amor a Laura; um amor doentio e anacrónico (uma vez que ela morrera).
A liberdade, Paula, para um cientista ou para cada um de nós, é algo muito relativo. No fundo, se adoptarmos um ponto de vista filosófico, podemos até raciocinar até chegarmos à conclusão que a liberdade não existe, uma vez que tudo o que fazemos é condicionado por algo. No entanto, ao nível da ciência, a questão parece-me bastante clara - a liberdade do cientista deve terminar onde começa o prejuizo de outrem. No entanto, esta clareza é apenas teórica: depressa se descobre que mesmo a mais bem intencionada das descobertas ou invenções terá um qualquer aproveitamento negativo. Mas poderiamos nós dizer que a invenção da roda foi má porque os carros de combate usam rodas? Parecia-me disparatado.
Da mesma forma, o projecto de Endriade poderia ter tido um beneficio enorme para a humanidade; mas alguém em algum momento haveria de o aproveitar para algo de negativo. Por acaso foi o próprio Endriade quem fez esse aproveitamento nefasto.
Para clarificar o meu pensamento, que parece estar a ficar algo embrulhado: o cientista pode e deve ter liberdade para investigar, inventar, descobrir. No entanto, algo e alguém deve estar atento às utilizações mais ou menos negativas dessas descobertas. Einstein contribuiu para a invenção da bomba atómica; mas o responsável máximo por Hiroshima foi o presidente Trumann! Porquê? Porque ninguém foi capaz de o deter, de o impedir de concretizar esse acto abominável. Endriade e seus companheiros criaram um super computador, uma máquina maravilhosa; mas Endriade, escravizado por si próprio, fez a utilização negativa da liberdade que teve para o criar.
Aí é que deveria ter terminado a liberdade de Endriade: quando "desviou" o projecto para uma utilização eticamente condenável.
Aqui começariamos nós outra discussão: "e o que é eticamente condenável". será melhor parar por aqui :)"


"Paula disse...

Rodrigo,
Na minha opinião, o “eu” cientista é sempre mais forte e mais persistente. Em nome do progresso, avança na busca de algo inovador, sem olhar às consequências. No entanto, quando estas tornam-se fatais, a maior parte das vezes, o “eu” que era tão forte e poderoso só encontra saída e paz no suicídio, como aconteceu com o colega de Endriade.
Em relação à liberdade, esta é um pouco complicada uma vez que há sempre as amarras das sociedade, da ética dos valores…acabamos por ser livres mediante certas regras…será liberdade??

Manuel,
Concordo contigo (novamente, mas temo não ser por muito tempo) quando dizes “a ciência deve servir O homem e não Um homem como aconteceu no romance. Mas o facto é que a ciência normalmente serve O homem e acaba prejudicando muitos homens em nome do progresso.
Discordo contigo, quando dizes “que ele criou a máquina para seu próprio capricho”, na minha opinião ele quis juntar o útil ao agradável. Alem disso, tendo a máquina sentimentos e até poder e noção da mentira, porque não havia a máquina de ter alma? Agora duvido é que era a alma de Laura (afinal a máquina mentia e manipulava), penso ter-se servido desta história para lhe colocarem um fim à “vida”
Nesta história toda, quem acabou sem liberdade interior foram Endriade e o seu colega (amante de Laura que acaba por se suicidar)
Quanto à tua frase “a liberdade do cientista deve terminar quando começa o prejuízo de outrem” concordo plenamente, pena é que não seja assim e não somente na ciência.

Acho que o projecto de Endriade, estava condenado desde o início. Nunca poderia revelar-se um bem para a humanidade, uma vez que estava por demais completo, sentimentos, inteligência e força. Lógico que só poderia dar no que deu e repito, não por ter a alma de Laura, mas por ter adquirido uma própria.

Ps. Se nesse “carro de combate” fosse alguém da minha família e se ficasse magoado eu condenaria a invenção da roda. Com isto não quero dizer que sou contra o progresso, quero sim dizer que quando toca a nós é sempre diferente, não achamos que seja um dano colateral (como lhe chamam)

"Manuel Cardoso disse...
Olá Paula
é um prazer discutir este assunto contigo :)
Para facilitar a resposta vou focar apenas os aspectos em que não concordo contigo, também para animar a discussão :)
Dizes que "o facto é que a ciência normalmente serve O homem e acaba prejudicando muitos homens em nome do progresso". Penso que no "deve e haver" entre os benefícios da ciência e os seus efeitos perversos, os benefícios ainda ganham "por goleada" :). Podemos, como gostavam de fazer os escritores russos, pôr em causa a utilidade do progresso, mas se o aceitarmos como algo de positivo, muito ficamos a dever à ciência.
Quando eu disse que ele criou a máquina para seu próprio capricho, de facto, não fui exacto. O que eu queria dizer é que ele contruiu a máquina tendo em conta o seu capricho. Nesse aspecto, tens razão: procurou juntar o útil áquilo que ele considerava agradável.
Não concordo contigo quando dizes: "tendo a máquina sentimentos e até poder e noção da mentira, porque não havia a máquina de ter alma?". Penso que para ter alma teria de ter muito mais que isso. A alma é criativa; a alma cria desejos, faz nascer paixões, sustenta a fé, cria esperanças e desilusões... por isso a alma precisa de liberdade; porque é criativa. A "alma" da máquina, por mais perfeito que fosse o mecanismo nunca seria uma verdadeira alma (nem de Laura nem outra) porque seria sempre algo de artificial, de racional. A alma não é racional, é o nosso lado das paixões irracionais.
Finalmente, também gostava de fazer uma observação sobre o que dizes acerca do projecto de Endriade: ele não estava condenado ao fracasso; ele podia ter sido um sucesso como uma espécie de super-computador capaz de realizar calculos e deduções incríveis. O problema aconteceu quando o cientista introduziu o "eu" no processo cientifico; isso é que nunca poderia ter acontecido.
Ps- eu não teria o direito de condenar a invenção da roda mesmo que nesse carro de combate fosse um ente querido e ficasse ferido.
Paula, gostava de deixar bem clara esta ideia: o facto de discordar de ti nestes pontos não invalida outra verdade: o texto que colocaste no outro tópico está brilhante e depois também gostava de o discutir contigo :)
Um abraço!"

6 comentários:

  1. Olá Manuel,
    Claro que os benefícios ganham por goleada. Como te disse não sou contra o progresso e acho que me fiz entender quanto a isso.
    Contudo é certo e sabido que mesmo sendo os benefícios maiores que os melefícios, pois a ciencia brinca com a natureza, com os animais quiçá com os humanos, a questão é: até quando vamos ter esse sentimento de gratidão de que falas, porque a longo prazo vamos paga-las forte e feio, mas avant...
    Quanto à questão dos Russos criticarem o progresso, sabes Manuel, tenho de ler mais literatura Russa, ainda só li Dostoievski e Tolstoi, criticam a sociedade através dos seus personagens, o pensamento humano e o funcionamento da mente e criticam até a posição dos historiadores face aos acontecimentos dos quais deviam manter uma posição imparcial. Mas sinceramente não dei que criticassem o progresso (deve ser falha minha tenho de a colmatar) :P
    Eu acho até que te contradizes a certa altura no teu texto, nota:
    "a alma cria desejos" Esta é uma frase certa :)
    Agora vê o meu ponto de vista:
    A alma do autómato criou desejos e viu-se privada de tudo: de andar, de passear, de amar e ser amada. Porque "a alma precisa de liberdade" (mais uma vez palavras tuas) e "não é racional" como desejavam que ela fosse tomou a decisão de se aniquilar.
    Quanto ao PS acho que me entendeste :D

    Será que vamos chegar a acordo??
    :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Paula
    quanto aos escritores russos, eu não acredito que conheça mais literatura russa que tu :)
    Confesso, no entanto, que o exemplo não foi muito feliz para afirmar uma determinada corrente de pensamento que põe em causa a validade e utilidade do progresso. Eu estava a pensar em personagens de Dostoievski e Tolstoi que reflectem sobre isso e questionam o progresso (sem o negar), como é o caso de Levine em Ana Karenina, Zossima em Os Irmãos Karamazov ou o próprio Pierre de Guerra e Paz. Eles reflectem precisamente sobre isso: trata-se de saber se vale a pena haver progresso quando ele se vira contra a humanidade e quando nós só encontramos a felicidade na natureza (como Levine), em nós próprios (como Zossima) ou na própria humanidade? Mas reafirmo a minha crença na ciência! Poderemos um dia ser vítimas de cientistas mais ou menos loucos, ou de políticos lunáticos que coloquem a ciência ao serviço do mal. Mas, entretanto, já muito lucrámos com o progresso cientifico; e não podemos pôr em causa a ciência pelo medo do futuro.
    Em relação à alma e ao autómato. Aqui reside a nossa divergência de fundo, parece-me. Eu não disse que Endriade criou uma alma. Aquela espécie de ovo,ou lá o que era aquilo, nunca podia ser uma alma! Era um mecanismo que imitava sentimentos e vontades humanas. Uma alma seria muito mais que isso e nunca poderia ser criada por um cientista. Esse autómato, Paula, não tinha alma! Tinha um mecanismo programado, logo, nunca seria capaz de criar novos sentimentos, novas vontades. O que o autómato tinha era um conjunto de características que eram de Laura. Os desejos de liberdade, de corpo, de movimento, só existiam por o automato os perdera em relação ao original, que era o corpo real de Laura. Ou seja, o grande drama não foi provocado por aquilo que Endriade deu ao autómato mas por aquilo que ele não lhe deu, por comparação com LAura: o corpo e a liberdade.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá Manuel,

    Pois, eu também pensei que te havias expressado mal, uma vez que te estarias a referir aos personagens cujos referidos escritores russos utilizaram para demonstrar um pensamento de outra época e também eles criticarem este mesmo pensamento. Não sendo deste modo os próprios escritores russos a criticarem o progresso.

    Quanto ao progresso científico:
    quando dizes “Mas entretanto já muito lucrámos com o progresso cientifico”
    Sim, concordo contigo, muito já lucramos. E as gerações vindouras?? O que elas lucrarão? Acho que sabemos a resposta…

    No que se refere à nossa divergência, como lhe chamas, não concordo contigo. Sabes porquê??

    Porque quando lemos entramos na história e embrenhamo-nos nela como se fosse verdadeira, ou então não vale a pena ler. Daí que eu tenha feito esta viagem, tenha estado perto do autómato, dentro do autómato e sentido que aquela máquina tinha adquirido alma.
    Se Dino Buzzati escreve tendo por base o absurdo do real, quem sou eu/nós leitores para questionar estas bases??
    Para quê chegar à conclusão de que era impossível um autómato ter alma?? A leitura deixava de ter piada, no fim teria sido uma leitura em vão.
    Ler é viajar…é acreditar…
    Como diz Clarice Linspector

    “Viajar pela leitura
    sem rumo, sem intenção.
    Só para viver a aventura
    que é ter um livro nas mãos.
    (…)
    Mergulhe de cabeça
    na imaginação!”

    Realço o “Mergulhe de cabeça na imaginação” no fundo é isso: na imaginação :D

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Espero é que nestas viagem eu não seja apanhada como o Bonfim ;) do livro "Os livros que devoraram o meu Pai" :P

    ResponderEliminar
  5. Paula, pondo tu as coisas nesses termos, desarmaste-me :)
    Na verdade, a literatura tem de nos transportar nas asas do sonho; e nessa medida, torna-se descabida esta minha teimosia em acusar este ou qualquer outro autor de ser inverossímil. Se encarares a "máquina" de Endriade como algo provido de alma, estás apenas a fazer essa viagem ao sonho.
    É este meu espírito racionalista, esta mania de colocar a razão à frente do sonho...
    Uma coisa é certa: esta nossa discussão contribuiu (e muito) para vermos até onde vai o mundo maravilhoso dos livros: até à descoberta de novos horizontes, novas maneiras de encarar estas viagens encantadas pela leitura.
    Mergulhemos, portanto, de cabeça, na imaginação; viajemos para o próximo livro.
    Rodrigo, tens a palavra :)
    E obrigado, Paula, por esta magnífica discussão. :)

    ResponderEliminar